As obras de construção do Complexo Industrial da JAC Motors em Camaçari devem começar em 15 dias com os serviços de terraplanagem. A pedra fundamental da fábrica será colocada no dia 28 de novembro no terreno onde será construída a unidade fabril.
A divulgação do cronograma de instalação da indústria no Municipio foi feita hoje (04/10), em coletiva de imprensa na Governadoria, pelo presidente da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib, juntamente com o governador Jaques Wagner e o prefeito Luiz Caetano.
Contente com a confirmação da instalação da empresa no Município, o prefeito Luiz Caetano agradeceu aos governos estadual e federal pelos esforços para concretização da implantação da fábrica em Camaçari e ressaltou que a administração municipal não vai medir esforços para qualificar a mão-de-obra local, a fim de que os moradores do Município conquistem as vagas de empregos que estão sendo geradas.
O gestor municipal ainda lembrou que a chegada de novas empresas no Município contribui com a elevação da renda e do aumento do poder aquisitivo das famílias, além de aquecer o mercado e gerar novos postos de trabalho, tanto durante a construção da fábrica quanto com o início da operação.
Para o governador Jaques Wagner, a instalação da JAC Motors em Camaçari consolida o parque automotivo da Bahia e viabiliza a atração de novas empresas para o Estado. “O decreto federal e a formação de uma ampla cadeia produtiva são fatores determinantes para a chegada de novos empreendimentos”.
De acordo com o presidente da JAC Motors no Brasil, Sérgio Habib, a fábrica representa um investimento de R$ 900 milhões e começará a produzir os primeiros automóveis em 2014. “Com o início da produção serão gerados 13.500 empregos entre diretos e indiretos”, informou o representante da empresa. A fábrica terá capacidade de produção de 100 mil unidades por ano.
A JAC, que ocupará uma área de 5 milhões de metros quadrados, contará ainda com uma central de distribuição, que representa um investimento aproximado de R$ 20 milhões e deve ficar pronta dentro de um ano, além de um Centro de Tecnologia e Estilo, de pistas de testes e ampla infraestrutura para desenvolver os carros que serão comercializados e produzidos no Brasil.
A confirmação da instalação do complexo da JAC Motors em Camaçari ocorreu após a publicação do decreto 7.819/2012 no Diário Oficial, que regulamenta o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, o Inovar-Auto, o novo regime automotivo brasileiro.
Também participaram da entrevista coletiva a senadora Lidice da Mata (PSB), além de secretários do Estado.