Os moradores do Phoc 3 experimentam um novo momento. O bairro tem passado por melhorias na saúde, educação e infra-estrutura. Somente em melhoramento de vias urbanas, que ainda incluem a Gleba E e o Recanto das Árvores, foram investidos R$ 420 mil. Boa parte das intervenções atende às demandas do Orçamento Participativo (OP).
As intervenções incluem recuperação de pavimentação, drenagem e sistema de esgoto nas ruas Arco de Cima, Arco de Baixo, Tapajós, Guarani, Carajás e do Índio, reforma da praça, revestimento do canal que liga a rua Tapajós a Carajás, de 30 metros, construção de casas populares próximas ao posto de Saúde da Família, limpeza do rio Piaçaveira, que une o bairro ao Phoc 3, Gleba C e E, mais a limpeza do rio localizado no Recanto das árvores.
Em andamento, estão as obras do canal do Phoc 3, que mede cerca de 150 metros, passando pelas ruas Guarani, Tapajós e Carajás. O custo é de R$ 180 mil. Também está sendo construída ponte de concreto que fica sobre o rio Acajutiba e une a rua Carajá a Gleba E, mais a pavimentação da rua Catuama.
As ruas Guarani, Tupi, Tapajós, Carajás e Nossa Senhora do Carmo passam, ainda este ano, por processo de urbanização. Para o final de 2008, recuperação do campo de futebol, com regularização do piso, alambrado e nova iluminação.
Os benefícios chegaram também aos pais e alunos da rede pública. A comunidade foi contemplada com a entrega da escola Sônia Regina de Souza, que ganhou laboratório de informática, refeitório e pintura geral. Hoje, a unidade atende mais de 800 estudantes da 1ª a 8ª séries. Este ano, a escola contará com quadra poliesportiva coberta.
Na saúde, os serviços foram ampliados para um maior número de pessoas. Ano passado, o Phoc 3 ganhou um novo posto de Saúde da Família (PSF), que funcionava em um espaço alugado, também já reformado pela Prefeitura.
A obra ampliou a capacidade de atendimento de 4 mil para 8 mil pessoas. Hoje, o PSF oferece serviço de odontologia, posto de coleta, leito de observação, informatização e mais uma equipe de saúde, com médico, enfermeiro e odontólogo.
Até o segundo semestre, devem ser concluídas as reformas do pronto-Atendimento 24 horas (PA) e Unidade Básica de Saúde Nova Aliança (UBS). Ambas funcionam no bairro Nova Aliança, mas atendem também os moradores do Phoc 3. O primeiro terá quatro leitos de observação, dois de psiquiatria, totalizando 12 unidades, serviços de raio X, radiologia e pintura geral.
A infra-estrutura da UBS disponibilizará mais dois consultórios, sala de reuniões, coleta, reestruturação da rede elétrica e hidráulica. A atual administração já implantou no PA o serviço de tele-medicina e a urgência odontológica.
O bairro ficou ainda mais iluminado. Foram 34 novos braços de luz instalados e 600 metros de rede elétrica construída. Atendendo a mais uma solicitação da comunidade, a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) realizou toda a regularização dos logradouros do Phoc 3.

Construção da ponte sobre o rio Camaçari está adiantada -