Obras de Revitalização Urbanística incluem ações socioambientais

Iwwa Agência
Publicado 06/02/2012 04:02:32

As intervenções para a Revitalização Urbanística da Bacia do Rio Camaçari, considerada a maior obra da história do Município, pretendem, além de promover uma profunda transformação paisagística na cidade, assegurar mais qualidade de vida à população, principalmente, quem vive em áreas de risco na poligonal do projeto.

Cerca de 90 mil moradores, o que equivale a mais de 60% da população da sede do Município, serão beneficiados com as intervenções. Desses mais de 11 mil famílias serão indenizadas e/ou reassentadas. Nesses casos, 2.357 serão removidas para as unidades habitacionais, que serão construídas através do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Para tanto, a Prefeitura de Camaçari, através da Sehab (Secretaria da Habitação), vai realizar um trabalho técnico-social com a comunidade, a fim de garantir a participação e os direitos das famílias residentes na área de maior impacto do programa. A intenção é que as ações iniciem no prazo de dois meses.

O trabalho, de viés educativo, busca favorecer a organização, a educação ambiental, a gestão comunitária e condominial, além de estimular o acesso ao trabalho e à renda familiar. Também será garantido às famílias reassentadas educação, saúde, esporte, lazer e transporte público no novo local de moradia. Isso serve também para os 210 estabelecimentos comerciais que se encontram na poligonal do projeto.  

EIXOS

Durante todo o processo de implantação do projeto serão desenvolvidos trabalhos sócio-ambientais que levam em consideração os três eixos para a execução do trabalho técnico social, ou seja, Mobilização para Organização Comunitária (MOC), Educação Sanitária e Ambiental (ESA) e Geração de Trabalho e Renda (GTR).

Os trabalhos sócio-ambientais compreendem ações e atividades que vão acontecer antes, durante e na fase da pós-ocupação. A intenção é que o projeto será executado em 36 meses.

A Revitalização Urbanística da Bacia do Rio Camaçari conta com recurso de quase R$ 274 milhões, sendo cerca de R$ 24 milhões da Prefeitura. A verba federal é proveniente do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Um conjunto de 21 bairros no entorno do rio será contemplado com a obra.

Foto: Nelinho Oliveira

Chácara Santo Antônio abrigará parte das famílias que moram no entorno do rio Camaçari -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.