Obras de requalificação do Centro Histórico de Camaçari avançam

ASCOM
Publicado 18/12/2020 03:12:41

Avançam as obras de revitalização do antigo terminal de transbordo da linha férrea e de construção do Museu da Cidade. As intervenções compõem o Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Camaçari, realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa é uma obra estruturante que vai modificar o dia a dia da cidade, transformar os espaços públicos em um importante cartão postal, valorizar os imóveis do entorno e fomentar a economia local com atração de visitantes.

A restauração e requalificação do antigo terminal de transbordo contempla o reforço dos elementos estruturais da edificação, bem como sua modernização, a fim de atualizar e organizar os espaços existentes, além de melhorar seu desempenho funcional, adequando o prédio para abrigar o Museu da Cidade.  No momento, é executado o reforço e recuperação estrutural de vigas e laje existentes da edificação. O percentual de execução da obra é de aproximadamente 35%.

A proposta de intervenção inclui a execução de dois sanitários adaptados para pessoa com deficiência, serviços de pintura das alvenarias, nova cobertura, refrigeração do ambiente, além da instalação de forro de gesso e esquadrias. Será realizada também a requalificação no entorno da edificação, na área da plataforma de embarque, com execução de escadas e rampas de acesso. A área de intervenção é de aproximadamente 900 metros quadrados (m²).

A obra que acontece no prédio onde funcionava o antigo Arquivo Público Municipal e que também foi sede da primeira prefeitura da cidadejá está com76% das intervenções, previstas para o local, executadas. Atualmente, são feitos os serviços de pintura, instalação de esquadrias, piso e acabamentos. Dentre as ações necessárias para concluir a estrutura, falta a implementação do reservatório enterrado, implantação do sistema de combate à incêndio, construção da rampa de acesso à edificação e instalação de acessórios.

A estrutura do antigo Arquivo Público será uma edificação destinada a exposições, reuniões e pesquisas, composta por área técnica, acervo, biblioteca, auditório, sala de atendimento ao público e áreas de apoio (sanitários, copa e almoxarifado).  A área de intervenção é de aproximadamente 311 m².

A proposta do Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Camaçari compreende intervenções em quatro imóveis localizados no Centro da cidade, são eles: o cineteatro, o antigo Arquivo Público Municipal, a estrutura física do antigo terminal de transbordo da linha férrea e o camelódromo.

De acordo com a concepção do projeto, essas edificações estarão interligadas por um grande calçadão, que irá valorizar ainda mais esses prédios públicos, promovendo e preservando a memória, a identidade e o patrimônio do povo de Camaçari.

A realização das intervenções é fruto do convênio entre o Ministério do Turismo e a prefeitura, por intermédio da Secult. A gestão e fiscalização dos serviços são realizados pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). 

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.