Obras da sede começam até final de setembro

ASCOM BOT
Publicado 04/06/2008 12:06:31

As obras de esgotamento sanitário da sede de Camaçari começam até o final de setembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (04/06), durante encontro entre o prefeito Luiz Caetano e representantes do consórcio Ebiza Sertenge, responsável pela intervenção. O programa vai contemplar 70% dos bairros da sede.

O projeto vai mudar a vida dos moradores da sede de Camaçari, onde, atualmente, menos de 3% das casas contam com rede de esgoto. A primeira fase consiste na instalação da caixa condominial e tubulação da rede coletora na intersecção dos rios Camaçari e Piaçaveira, em direção a Cetrel, que fará o tratamento do esgoto.

Depois de tratada e polida, ao atingir 96% de pureza, a água é jogada no emissário submarino de Arembepe. A obra, que deve ficar pronta até 2010, foi orçada em R$ 62 milhões. A verba é do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A fiscalização dos trabalhos fica por conta da Prefeitura, através da Secretaria do Saneamento Básico (Sesan).

O canteiro de obras, espaço que serve para estoque dos materiais e reunião dos engenheiros, será montado na próxima semana, na avenida Industrial Urbana, ao lado do estádio Armando Oliveira. A área ocupada soma 15 mil metros quadrados.

ORLA
O esgotamento sanitário na orla de Camaçari começou em fevereiro. A obra contempla Monte Gordo, Barra do Pojuca, Guarajuba e Itacimirim. Os investimentos, advindos do governo estadual, somam cerca de R$ 30 milhões. A intervenção vai garantir que até o final de 2009, 80% das residências tenham sistema de esgotamento.

O projeto permite ainda que todos os resíduos gerados pelos esgotos domiciliares sejam despejados e tratados na Estação de Tratamento da Embasa, localizada em Barra do Pojuca.

O novo sistema acaba com o despejo de esgoto no rio Pojuca e nas praias do Município. Uma rede coletora será construída e, através de sistema de torres elevatórias, o esgoto será bombeado para a estação.

Foto: Agnaldo Silva

Caetano lembra que projeto é antiga reivindicação -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de Janeiro de 2021

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.