Obras concentradas na estação de tratamento

Iwwa Agência
Publicado 22/01/2010 03:01:21

A implantação do esgotamento sanitário, uma das mais importantes conquistas de Camaçari, vai mudar a realidade da cidade e oferecer mais qualidade de vida e saúde para os moradores. Na orla, as obras estão 85% concluídas. Agora os trabalhos estão concentrados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Barra do Pojuca. A previsão é de que o esgotamento comece a funcionar em agosto deste ano.

Além da intensificação das atividades na Estação de Tratamento desde o início deste mês, foram realizadas algumas melhorias nas elevatórias, com a implantação da parte hidráulica e na execução da linha de recalque.

A ETE será responsável pelo tratamento dos dejetos provenientes de Monte Gordo, Itacimirim, Guarajuba e Barra do Pojuca. No local, o esgosto é tratado primeiro na central de recebimento, depois passa pelo Dafa (difusor de fluxo ascendente), caixa de areia (retirada da gordura), lagoa de maturação e lagoa facultativa, onde é realizada a decantação do líquido. Após o processo, o produto é despejado no rio Pojuca com 97% pureza.

Após a conclusão desta fase dos serviços de esgotamento, a iniciativa vai beneficiar Jauá, Vila de Abrantes e Arembepe. Na orla de Camaçari, os recursos são provenientes do Governo do Estado, através da Embasa, com investimento de R$ 25,5 milhões.

O esgotamento sanitário traz inúmeros benefícios para a população e o meio ambiente. O serviço evita a contaminação do solo, rios, córregos e nascentes, além de diminuir o gasto com saúde pública no tratamento de doenças adquiridas por água contaminada e dejetos.

Foto: Nelinho Oliveira

A Estação de Tratamento de Esgoto fica em Barra do Pojuca -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta segunda (27) em Camaçari para...

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Drilha Junina promete muita animação na 1ª edição

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Vila da Cultura atrai centenas de pessoas e valoriza tradição junina

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us