Obras concentradas na estação de tratamento

Iwwa Agência
Publicado 22/01/2010 03:01:21

A implantação do esgotamento sanitário, uma das mais importantes conquistas de Camaçari, vai mudar a realidade da cidade e oferecer mais qualidade de vida e saúde para os moradores. Na orla, as obras estão 85% concluídas. Agora os trabalhos estão concentrados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Barra do Pojuca. A previsão é de que o esgotamento comece a funcionar em agosto deste ano.

Além da intensificação das atividades na Estação de Tratamento desde o início deste mês, foram realizadas algumas melhorias nas elevatórias, com a implantação da parte hidráulica e na execução da linha de recalque.

A ETE será responsável pelo tratamento dos dejetos provenientes de Monte Gordo, Itacimirim, Guarajuba e Barra do Pojuca. No local, o esgosto é tratado primeiro na central de recebimento, depois passa pelo Dafa (difusor de fluxo ascendente), caixa de areia (retirada da gordura), lagoa de maturação e lagoa facultativa, onde é realizada a decantação do líquido. Após o processo, o produto é despejado no rio Pojuca com 97% pureza.

Após a conclusão desta fase dos serviços de esgotamento, a iniciativa vai beneficiar Jauá, Vila de Abrantes e Arembepe. Na orla de Camaçari, os recursos são provenientes do Governo do Estado, através da Embasa, com investimento de R$ 25,5 milhões.

O esgotamento sanitário traz inúmeros benefícios para a população e o meio ambiente. O serviço evita a contaminação do solo, rios, córregos e nascentes, além de diminuir o gasto com saúde pública no tratamento de doenças adquiridas por água contaminada e dejetos.

Foto: Nelinho Oliveira

A Estação de Tratamento de Esgoto fica em Barra do Pojuca -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.