A ampliação do Hospital Geral de Camaçari (HGC) está em ritmo intenso e deve ficar pronta no final de janeiro. A obra vai humanizar o atendimento prestado à população, que contará com os serviços de acolhimento e classificação de risco (preferência aos casos mais graves).
Foram construídas uma entrada externa para emergência pediátrica e setor de raio X, mais um acesso interno ligando os dois setores e a emergência adulto. Cada ambiente terá recepção própria.
Também está sendo realizada melhoria do setor de pré-parto, com o funcionamento de mais dois leitos, totalizando cinco, construção de salas para higienização de autoclave, polícias civil e militar, mais a reforma da entrada do hospital e da recepção.
Além disso, as 15 enfermarias da emergência adulto serão transformadas em boxes, divididos por cortinas e com atendimento individualizado. A obra é custeada com recursos da Prefeitura e está orçada em R$365 mil.
As melhorias também incluem o reaparelhamento do Hospital Geral. Ao final da obra serão adquiridos novos respiradores, camas e monitores para sala de reanimação. Uma máquina de raio X e novo equipamento de ultrassom já estão em funcionamento na unidade. Os equipamentos serão comprados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
A diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos, ainda informa que, em contrapartida, o Governo do Estado se dispôs a custear as despesas para a reforma do Pronto-Atendimento (PA) de Arembepe.
Por enquanto os atendimentos do setor de urgência estão sendo feitos em uma unidade provisória de aproximadamente 400 metros quadrados, na área do estacionamento. A exceção é para o centro cirúrgico e o ambulatório, que funcionam normalmente no espaço da unidade hospitalar.
Atualmente, o Hospital Geral possui 155 leitos e registra uma média de 6,500 atendimentos diários a pacientes de Camaçari e mais 24 cidades circunvizinhas.

Melhorias na emergência vai humanizar o atendimento -