Em 60 dias, os moradores das localidades de Rancho Alegre, Couro Dantas, Açú da Capivara, Pau Brasil e Piabas vão passar a contar com água encanada nas residências. Os serviços necessários para o abastecimento de água estão em fase final e vão beneficiar 1.185 pessoas que vivem nas cinco comunidades da zona rural de Camaçari.
Em Rancho Alegre está sendo construído um reservatório duplo de 20 metros cúbicos de água (com altura de 9 metros) para abastecer a comunidade. Em Açú da Capivara a obra prevê um reservatório de apoio de 20 metros cúbicos (com altura de um metro).
Um terceiro reservatório, com 20 metros cúbicos e 9 metros de altura, está em construção na entrada de Couro Dantas para atender os moradores da localidade, de Piabas e de Pau Brasil.
De acordo com a Seinfra (Secretaria da Infraestrutura), até o momento foram executados 17.900 metros dos 23.354 metros da rede total para o abastecimento de água. O serviço é realizado por 10 homens e duas escavadeiras.
A ampliação do abastecimento de água na zona rural teve início no ano passado, com a perfuração de cinco poços, localizados em Rancho Alegre, Lagoa Seca, Recanto dos Pássaros, Maracaiúba e próximo ao Morro da Manteiga, na sede. Realizada pela CERB (Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia), a ação prevê a perfuração de outros 14 poços.
De acordo com o secretário da Seinfra, Everaldo Siqueira, a perfuração dos poços foi um pedido da Prefeitura de Camaçari para oferecer melhores condições aos moradores das localidades mais distantes. Após as perfurações, a CERB realizou licitação para fazer o transporte, reservação e distribuição da água.