A obra do Aterro Sanitário de Camaçari deve ser finalizada até o final desta semana. A informação é do diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa. A construção da terceira célula está em fase de conclusão.
No local, foram realizados serviços de implantação de camadas de argila e impermeabilizantes, instalação de manta de polietileno de alta densidade, construção do sistema da camada protetora de manta, sistema de drenagem de chorume (líquido gerado pelo lixo) e drenagem de gases metano para evitar danos ao meio-ambiente.
O Eco Ponto, galpão instalado no aterro para recepção de pneus inservíveis coletado pela cidade, também está pronto. O espaço resulta de um convênio com a Associação Nacional de Indústria Pneumática (Anip).
A obra tem um orçamento de R$ 1,5 milhão provenientes da Prefeitura e representa um importante investimento para o Município, pois os resíduos descartados serão encaminhados ao local, tratados e queimados. A medida evita mau cheiro, prejuízos à camada de ozônio e contaminações.
A terceira célula, instalada em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, representa um avanço em termos de tecnologia. Teremos, em Camaçari, o que existe de mais moderno. A partir de agora, o Município conta com um importante sistema de engenharia, no qual os resíduos recebem tratamento adequado para não poluir a terra, a água e o ar, afirmou Domingos Barbosa.
Ainda de acordo com o diretor presidente, apenas 4% dos municípios brasileiros contam com um sistema tão moderno para tratamento e destino final dos resíduos domiciliares. A terceira etapa do aterro atende as demandas do Município pelos próximos três anos.