A obra de requalificação da avenida 28 de Setembro, conhecida como Radial A, é aguardada com ansiedade pela população de Camaçari. Maria do Livramento Gomes da Silva, moradora e comerciante da localidade há mais de 20 anos, já contabiliza os resultados do investimento.
A obra vai melhorar e tornar a 28 de Setembro ainda mais bonita, o que atrai novas pessoas. Consequentemente, vou ter mais clientes e mais dinheiro circulando no caixa do restaurante, conta.
O mecânico José Carlos Eugênio de Almeida, 59 anos, mora no bairro Ficam e trabalha na 28 de Setembro. Segundo ele, a obra traz mais segurança aos pedestres, melhora a iluminação e embeleza uma das vias de acesso da cidade.
A sinalização é algo que está precisando por aqui. Sem falar que o local vai ficar mais agradável. Essa é uma das principais vias de acesso da cidade e a reforma veio em boa hora, afirma José Carlos.
A obra de revitalização da avenida 28 de Setembro começa na próxima semana, nas imediações do bairro Alto do Triângulo, com disposição de tapumes, placas de advertência e retirada da pavimentação existente.
A primeira etapa segue até a intersecção com a avenida Concêntrica. O próximo trecho a ser reparado, que compreende a segunda etapa, continua da Concêntrica até a praça Abrantes. Por enquanto, de acordo com a Secretaria da Infra-Estrutura de Camaçari (Seinfra), a empresa contratada para realização do serviço está concluindo a montagem do canteiro de obras.
A intervenção inclui pavimentação especial para pedestre, melhoria da iluminação pública, drenagem pluvial e contenções em alvenaria.
Ao longo da via também serão realizadas obras de urbanização e paisagismo, com palmeiras, grama, herbáceas ornamentais, 26 bancos de madeira e ferro, 60 lixeiras plásticas, 65 rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, 12 placas de sinalização vertical, balizadores e quatro placas de sinalização para pontos de ônibus.
A previsão da Seinfra é de que as obras sejam concluídas em março de 2010. Até lá, o acesso a pista de rolamento na avenida não será comprometido. O investimento da Prefeitura é de quase R$ 2 milhões.