Nutrir Bem atende mais de cinco mil famílias

Iwwa Agência
Publicado 30/07/2009 05:07:43

O Nutrir Bem ampliou o serviço e incorporou alimentos nutritivos e variados ao cardápio das entidades beneficiadas.

Com uma arrecadação média diária equivalente a 210 quilos de comida, entre frutas e verduras, o programa municipal atende mais de 5 mil famílias de 30 instituições sociais de Camaçari.

A mudança foi realizada com o objetivo de garantir refeições balanceadas e com maior valor nutricional para as entidades incluídas no Nutrir Bem. Desta forma, desde janeiro, a Prefeitura substituiu o antigo pão e leite de soja do programa pelos itens arrecadados através do Banco de Alimentos.

O Banco é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes). A proposta é arrecadar alimentos, provenientes de doações, para garantir a complementação às refeições diárias da população assistida.

Os repasses são feitos de segunda a sexta-feira para escolas, creches, associações de bairro e casa de recuperação de dependentes químicos da sede e orla municipal.

Para amplia ainda mais o volume de doações, a Sedes está firmando parceria com a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro para que a entrada de alguns shows seja garantida com a troca por um quilo de alimento.

Quem quiser fazer parte da rede de doadores pode ligar para os telefones (71) 3621-8483 ou (71) 3621-2004, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e formalizar o pedido. Trabalham na arrecadação e distribuição dos alimentos, 14 funcionários.

As assistentes sociais da Secretaria estão visitando diversas instituições da cidade, no intuito de verificar as condições de funcionamento e necessidade de receber o benefício do Nutrir Bem. Segundo a coordenadora de Segurança Alimentar da Sedes, Marinês Santos, a idéia é ampliar a quantidade de assistidos.

Existe uma parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) para o oferecimento do curso de Educação Alimentar às merendeiras que trabalham nas instituições assistidas.

Também está prevista a implantação de uma cozinha experimental na Coordenação de Segurança. A unidade servirá como sede de cursos profissionalizantes e suporte do Banco de Alimentos.

BANCO DE ALIMENTOS
O Banco de Alimentos foi inaugurado em setembro de 2007. Fazem parte das doações, frutas, verduras, hortaliças, fubá de milho, enlatados, macarrão, feijão, manteiga e açúcar. Desde o funcionamento, foram arrecadadas 81.230 toneladas de alimentos.

Os mantimentos estão fora dos padrões de comercialização, mas dentro do prazo de validade e com valor nutricional. Os produtos são recebidos, selecionados, separados, processados, embalados e distribuídos gratuitamente.

O Banco de Alimentos funciona atualmente na coordenação de Segurança Alimentar da Sedes, localizada na avenida Radial A, s/n.

Slideshow | 2 fotos

Nutrir Bem atende mais de cinco mil famílias

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.