O Nutrir Bem ampliou o serviço e incorporou alimentos nutritivos e variados ao cardápio das entidades beneficiadas.
Com uma arrecadação média diária equivalente a 210 quilos de comida, entre frutas e verduras, o programa municipal atende mais de 5 mil famílias de 30 instituições sociais de Camaçari.
A mudança foi realizada com o objetivo de garantir refeições balanceadas e com maior valor nutricional para as entidades incluídas no Nutrir Bem. Desta forma, desde janeiro, a Prefeitura substituiu o antigo pão e leite de soja do programa pelos itens arrecadados através do Banco de Alimentos.
O Banco é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes). A proposta é arrecadar alimentos, provenientes de doações, para garantir a complementação às refeições diárias da população assistida.
Os repasses são feitos de segunda a sexta-feira para escolas, creches, associações de bairro e casa de recuperação de dependentes químicos da sede e orla municipal.
Para amplia ainda mais o volume de doações, a Sedes está firmando parceria com a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro para que a entrada de alguns shows seja garantida com a troca por um quilo de alimento.
Quem quiser fazer parte da rede de doadores pode ligar para os telefones (71) 3621-8483 ou (71) 3621-2004, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e formalizar o pedido. Trabalham na arrecadação e distribuição dos alimentos, 14 funcionários.
As assistentes sociais da Secretaria estão visitando diversas instituições da cidade, no intuito de verificar as condições de funcionamento e necessidade de receber o benefício do Nutrir Bem. Segundo a coordenadora de Segurança Alimentar da Sedes, Marinês Santos, a idéia é ampliar a quantidade de assistidos.
Existe uma parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) para o oferecimento do curso de Educação Alimentar às merendeiras que trabalham nas instituições assistidas.
Também está prevista a implantação de uma cozinha experimental na Coordenação de Segurança. A unidade servirá como sede de cursos profissionalizantes e suporte do Banco de Alimentos.
BANCO DE ALIMENTOS
O Banco de Alimentos foi inaugurado em setembro de 2007. Fazem parte das doações, frutas, verduras, hortaliças, fubá de milho, enlatados, macarrão, feijão, manteiga e açúcar. Desde o funcionamento, foram arrecadadas 81.230 toneladas de alimentos.
Os mantimentos estão fora dos padrões de comercialização, mas dentro do prazo de validade e com valor nutricional. Os produtos são recebidos, selecionados, separados, processados, embalados e distribuídos gratuitamente.
O Banco de Alimentos funciona atualmente na coordenação de Segurança Alimentar da Sedes, localizada na avenida Radial A, s/n.