Número de profissionais aumenta em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 19/05/2008 05:05:06

O sistema de saúde de Camaçari passa por verdadeiras transformações, principalmente no que diz respeito ao número de funcionários, humanização das relações e valorização profissional. Em três anos, foram investidos mais de R$ 5 milhões na ampliação do quadro de funcionários e em serviços de qualificação. O número de trabalhadores passou de 2.013, em 2005, para 2.333, em 2008, ampliação de 16%.

Em dezembro de 2004, Camaçari tinha 168 médicos, 42 odontólogos e 70 enfermeiros. Hoje, são 249 médicos, 69 dentistas e 144 enfermeiros. Todos os postos de Saúde, Pronto Atendimentos (PAs) e Unidades Básicas (UBS) são chefiados por profissionais formados. Nos 26 PSFs trabalham 30 equipes, cada uma composta por médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e dentista.

Os PAs contam com 92 médicos, 36 enfermeiros, nove dentistas, 151 técnicos de enfermagem e as UBS com 432 funcionários. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), inaugurado ano passado, tem três médicos psiquiatra, dois enfermeiros, cinco psicólogos, três artistas plásticos, três assistentes sociais, três musicoterapeutas, um terapeuta corporal, dois ocupacionais, um farmacêutico e um nutricionista.

Camaçari ainda é referência no Estado em atendimento pré-hospitalar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), que tem 21 médicos, 16 enfermeiros, 24 técnicos de enfermagem e 26 condutores.

Além do aumento no efetivo, a saúde ainda realiza, periodicamente, cursos de qualificação para profissionais da área. No ano passado, mais de 500 servidores, entre recepcionistas, agentes comunitários, médicos e enfermeiros, participaram de aulas sobre a humanização do atendimento, valorização profissional e gestão das emoções no atendimento. A saúde do adulto, da criança e da mulher também foi destaque. Ao todo, 515 profissionais fizeram cursos de capacitação.

AMPLIAÇÃO DO QUADRO
Nos próximos meses, o Município vai ampliar ainda mais o quadro de funcionários com a contratação de mais 791 profissionais da saúde através de concurso público realizado em janeiro deste ano. São mais 471 agentes de endemias e de saúde, 43 médicos clínicos, 20 ginecologistas, 12 pediatras, um oftalmologista, dois urologistas, um homeopata, um cardiologista, um endocrinologista, um angiologista, um otorrinolaringologista, um pneumologista, três psiquiatras, um médico do trabalho, 20 odontólogos, quatro fisioterapeutas, um nutricionista, 55 enfermeiros, sete assistentes sociais, 10 assistentes administrativos e 135 técnicos de enfermagem.

MAIS POSTO DE SÁUDE
Até 2004, Camaçari tinha três Prontos Atendimentos terceirizados, uma unidade básica no Centro, com cinco médicos e uma enfermeira, mais oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Samu-192 não habilitado pelo Ministério da Saúde.

Hoje, o programa de melhoria do Município instalou em sede própria seis novas unidades e implantou mais três. Dos cinco Prontos Atendimentos (PAs), dois (um em Arembepe e outro em Nova Aliança) contam com serviço 24 horas. O SAMU-192, já habilitado, conta com 10 ambulâncias.

Ao todo, são 46 unidades, incluindo os 26 PSF’s, as nove Unidades Básicas, Policlínica, cinco PAs, Hospital Geral, Hospital da Mulher, SAMU-192, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Apoio ao Trabalhador, de Controle Sanitário e de Zoonozes.

Foto: Paulo Mocofaya/Arquivo

O sistema de saúde do Município conta com 46 unidades -

Mais Notícias

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.