Número de médicos cresce quase 84% no Município

Iwwa Agência
Publicado 14/05/2010 05:05:12

Os investimentos realizados pela Prefeitura reconfiguraram a saúde pública de Camaçari. A quantidade de médicos na rede municipal, um dos fatores determinantes para a melhoria dos serviços, aumentou consideralvemente, subindo 83,75%, em cinco anos.

O número de profissionais passou de 160, em 2004, para 294, em 2009. Os médicos estão lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto-Atendimentos (PA’s), Policlínica, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), Unidades de Saúde da Família (USF’s) e Hospital Geral de Camaçari (HGC).

A população conta com profissionais nas áreas de ginecologia, pediatria, angiologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, dermatologia, clínica geral e gastroenterologia.

Também são oferecidos atendimentos com endocrinologista, pneumologista, urologista, fonaudiologista, ortopedista, oncologista, psiquiatra e hematologista. A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde (Sesau), gasta mais de R$ 1,3 milhão mensal com o pagamento dos médicos.

Novas contratações serão realizadas em breve, após a convocação dos aprovados no concurso público da Prefeitura, realizado no dia 25 de abril. O processo seletivo é para preenchimento de 56 vagas na área médica.

A contratação de novos médicos permitiu a ampliação do número de especialidades, que, em 2004, eram apenas quatro. Hoje, são 18, além de uma estrutura diferenciada e serviço de endoscopia.

INVESTIMENTOS
A expansão e melhoria dos serviços se devem aos investimentos em obras e qualificação profissional. A atenção básica, por exemplo, ampliou a capacidade de atendimento, subindo de 23%, em 2004, para 72%, até o final deste ano.

Também foram construídos mais cinco Unidades de Saúde da Família (USF). Todas as nove UBS’s foram reformadas, além da construção de um Pronto-Atendimento (PA) em Monte Gordo e outro em Vila de Abrantes.

Ainda na atual gestão, foram construídos o Centro de Referência de Especialidades em Saúde (CRES), Centro de Atenção Psicosocial (CAPS), Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme), Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), mais a ampliação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e a implantação do serviço de urgência odontológica nos PA´s de Arembepe e Nova Aliança.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.