Os investimentos realizados pela Prefeitura reconfiguraram a saúde pública de Camaçari. A quantidade de médicos na rede municipal, um dos fatores determinantes para a melhoria dos serviços, aumentou consideralvemente, subindo 83,75%, em cinco anos.
O número de profissionais passou de 160, em 2004, para 294, em 2009. Os médicos estão lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto-Atendimentos (PAs), Policlínica, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Hospital Geral de Camaçari (HGC).
A população conta com profissionais nas áreas de ginecologia, pediatria, angiologia, mastologia, neurologia, otorrinolaringologia, dermatologia, clínica geral e gastroenterologia.
Também são oferecidos atendimentos com endocrinologista, pneumologista, urologista, fonaudiologista, ortopedista, oncologista, psiquiatra e hematologista. A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde (Sesau), gasta mais de R$ 1,3 milhão mensal com o pagamento dos médicos.
Novas contratações serão realizadas em breve, após a convocação dos aprovados no concurso público da Prefeitura, realizado no dia 25 de abril. O processo seletivo é para preenchimento de 56 vagas na área médica.
A contratação de novos médicos permitiu a ampliação do número de especialidades, que, em 2004, eram apenas quatro. Hoje, são 18, além de uma estrutura diferenciada e serviço de endoscopia.
INVESTIMENTOS
A expansão e melhoria dos serviços se devem aos investimentos em obras e qualificação profissional. A atenção básica, por exemplo, ampliou a capacidade de atendimento, subindo de 23%, em 2004, para 72%, até o final deste ano.
Também foram construídos mais cinco Unidades de Saúde da Família (USF). Todas as nove UBSs foram reformadas, além da construção de um Pronto-Atendimento (PA) em Monte Gordo e outro em Vila de Abrantes.
Ainda na atual gestão, foram construídos o Centro de Referência de Especialidades em Saúde (CRES), Centro de Atenção Psicosocial (CAPS), Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme), Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), mais a ampliação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e a implantação do serviço de urgência odontológica nos PA´s de Arembepe e Nova Aliança.