Número de indústrias em Camaçari cresce 67%

Iwwa Agência
Publicado 26/01/2010 04:01:47

Camaçari tem atraído mais empresas e indústrias. Prova disso, são os índices de crescimento econômico registrados no governo do prefeito Luiz Caetano. Em 2005, quando assumiu, a quantidade de fábricas era de 201. Já no final do ano passado, o número subiu para 336, um acréscimo de 67,16%.

O crescimento do comércio também foi grande nos últimos quatro anos. Camaçari passou de 1.504 para 2.473 estabelecimentos em 2009, alta de 64,42%. O setor de serviços, uma vocação natural do Município, devido ao Pólo Industrial, foi o que mais cresceu, com 93,65%. Em 2005, Camaçari tinha 1.908 empresas de serviços, hoje, segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), são 3.695.

Camaçari tem demonstrado solidez e crescimento, principalmente durante a crise financeira mundial. Os setores da indústria, comércio e serviços do Município, cresceram, nesse período, aproximadamente, 12%. Os bons resultados se devem também às políticas de incentivos fiscais e aos trabalhos na área social feitos pela Prefeitura.

NOVOS INVESTIMENTOS
Este ano, que a economia mundial demonstra uma retomada do crescimento, a Ford anunciou investimentos na ordem de R$ 2,4 bilhões na ampliação da unidade de Camaçari. Estão previstos também no Município, o início do funcionamento da empresa Linde Gás, líder mundial em produção de gases industriais, a Fixar, fábrica de parafusos, a Reistar, que produz aparelhos de DVD, de som, rádios, batedeiras e secador de cabelo da marca AmVox.

Além da Peroxi Bahia, produtora de hidrogênio, num investimento de R$ 50 milhões, a loja e o centro de distribuição das Casas Bahia e a Manserv, empresa de prestação de serviços responsável pela geração imediata de 500 empregos diretos. É possível que até o final de 2010, ainda seja instalada uma fábrica de moto chinesa no Município.

Ainda tem confirmados empreendimentos, como a rede de hotéis Sol Meliá, a empresa Suggar, que vai fabricar ventiladores, exaustores e fogões. A expectativa é de que os novos negócios gerem cerca de 15 mil postos de trabalho.

Com a chegada de novas empresas e indústrias, a cadeia produtiva tende a crescer mais. Dados da Sefaz apontam também que com o novo sistema tributário do Município haverá um acréscimo na arrecadação de ISS (Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza), de 20%. Ao mesmo tempo, devido à valorização dos imóveis no Município, a inadimplência do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), caiu de 48 % para 29%.

Foto: Carol Garcia

Novas empresas geram mais empregos para população -

Mais Notícias

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us