Número de indústrias em Camaçari cresce 67%

Iwwa Agência
Publicado 26/01/2010 04:01:47

Camaçari tem atraído mais empresas e indústrias. Prova disso, são os índices de crescimento econômico registrados no governo do prefeito Luiz Caetano. Em 2005, quando assumiu, a quantidade de fábricas era de 201. Já no final do ano passado, o número subiu para 336, um acréscimo de 67,16%.

O crescimento do comércio também foi grande nos últimos quatro anos. Camaçari passou de 1.504 para 2.473 estabelecimentos em 2009, alta de 64,42%. O setor de serviços, uma vocação natural do Município, devido ao Pólo Industrial, foi o que mais cresceu, com 93,65%. Em 2005, Camaçari tinha 1.908 empresas de serviços, hoje, segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), são 3.695.

Camaçari tem demonstrado solidez e crescimento, principalmente durante a crise financeira mundial. Os setores da indústria, comércio e serviços do Município, cresceram, nesse período, aproximadamente, 12%. Os bons resultados se devem também às políticas de incentivos fiscais e aos trabalhos na área social feitos pela Prefeitura.

NOVOS INVESTIMENTOS
Este ano, que a economia mundial demonstra uma retomada do crescimento, a Ford anunciou investimentos na ordem de R$ 2,4 bilhões na ampliação da unidade de Camaçari. Estão previstos também no Município, o início do funcionamento da empresa Linde Gás, líder mundial em produção de gases industriais, a Fixar, fábrica de parafusos, a Reistar, que produz aparelhos de DVD, de som, rádios, batedeiras e secador de cabelo da marca AmVox.

Além da Peroxi Bahia, produtora de hidrogênio, num investimento de R$ 50 milhões, a loja e o centro de distribuição das Casas Bahia e a Manserv, empresa de prestação de serviços responsável pela geração imediata de 500 empregos diretos. É possível que até o final de 2010, ainda seja instalada uma fábrica de moto chinesa no Município.

Ainda tem confirmados empreendimentos, como a rede de hotéis Sol Meliá, a empresa Suggar, que vai fabricar ventiladores, exaustores e fogões. A expectativa é de que os novos negócios gerem cerca de 15 mil postos de trabalho.

Com a chegada de novas empresas e indústrias, a cadeia produtiva tende a crescer mais. Dados da Sefaz apontam também que com o novo sistema tributário do Município haverá um acréscimo na arrecadação de ISS (Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza), de 20%. Ao mesmo tempo, devido à valorização dos imóveis no Município, a inadimplência do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), caiu de 48 % para 29%.

Foto: Carol Garcia

Novas empresas geram mais empregos para população -

Mais Notícias

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

Sesau lança o projeto Conviver com Sorriso

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.