Núcleos levam atendimento à orla

Iwwa Agência
Publicado 03/02/2011 11:02:09

Levar às comunidades da orla os serviços oferecidos pela Secretaria da Promoção da Mulher e da Reparação de Camaçari  (Seprom). Com este intuito foram inaugurados, na tarde desta quinta-feira (03/02), dois Núcleos de Proteção à Mulher.

Às 15h30, a equipe da secretaria abriu oficialmente os trabalhos da unidade, localizada na Prefeitura Avançada da Orla, em Vila de Abrantes. Por volta das 17h30 foi a vez do núcleo de Arembepe abrir as portas para a comunidade. A unidade de Arembepe funciona no mesmo prédio dos Correios.

A cerimônia foi acompanhada pela secretária da pasta, Aurenita Castillo, o secretário da Administração (Secad) e representante do prefeito Luiz Caetano, Ademar Delgado, a coordenadora da orla, Margarida Galvão, e o coordenador e advogado do Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), Augusto de Paula.

Os novos equipamentos públicos, criados em parceria com a Coordenação da Orla e com recursos da Prefeitura Municipal, oferecem atendimento psicológico e social às mulheres. O serviço é uma alternativa para quem não pode se deslocar até a sede do Município.

Em cada um dos núcleos as mulheres serão recebidas por uma técnica e assistente da Seprom. Uma vez por semana, as interessadas terão atendimento jurídico com Cajuc e acompanhamento com a assistente social da Seprom, Jandiecy de Souza.

No local, as mulheres passarão por uma triagem e, de acordo com o caso, serão encaminhadas ao Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, à Delegacia da Mulher (Deam) ou a Seprom, todos na sede do Município.

Segundo a secretária da Seprom, os núcleos, considerados uma vitória da secretaria para o ano de 2011, foram contemplados com equipamentos como ar-condicionado e aparelho de DVD. Os benefícios são do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Outra conquista destacada foi o recebimento de um veículo para o deslocamento das mulheres até a sede, cedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e Rede Estadual de Atenção às Mulheres, dos governos federal e estadual, respectivamente.

“Nossa meta é tornar as ações e serviços prestados pela secretaria ainda mais acessíveis, beneficiando e priorizando as comunidades da orla, conforme as necessidades de cada uma”, afirmou Aurenita Castillo.

A expectativa inicial para as dois núcleos, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, é atender 150 pessoas por mês. Ainda segundo a secretária, a intenção é ampliar a criação das unidades conforme a demanda de cada região.

De acordo com a coordenadora municipal do Atendimento Integral da Mulher, Ana Clécia Pereira, as unidades da orla ainda irão oferecer projetos já aplicados na sede, a exemplo do Mulher Cidadã, Informa Mulher, Seprom Mais Perto de Você, dentre outros.

Slideshow | 2 fotos

Núcleos levam atendimento à orla

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.