Crianças com dificuldades de aprendizado agora contam com atendimento especializado. A partir desta quarta-feira (20/11), os alunos da rede municipal de Camaçari ganham um Núcleo Psicopedagógico (Nuap).
O espaço, que funciona na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, vai atender crianças da educação infantil ao ensino fundamental 1 (1ª a 4ª série).
O projeto tem o objetivo de identificar as possíveis causas que geram a deficiência no processo de aprendizado. Nesta etapa, a prioridade é estudante do Fluxo Prepara e Acelera, ou seja, os alunos em distorção de idade e série.
De acordo com a coordenadora do projeto, Mariene Oliveira, as escolas identificam e encaminham os jovens para o Nuap. As crianças são atendidas, aproximadamente, dois meses, em sessões semanais, e participam de atividades para desenvolvimento da lactoescrita (problemas com leitura e escrita), estimulo a cognição e auto-estima.
Ela lembra que o atendimento não se limita apenas ao aluno, uma vez que a família também participa. O núcleo é composto por psicopedagogos com experiência em atendimento clínico e institucional, arte-terapeuta, médico pediatra, psicólogo e fonoaudióloga.
Em casos mais delicados, o Nuap conduz as crianças, de acordo com a necessidade, para atendimento especializado nas instituições parceiras, Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação Pestalozzi e a escola especial de Camaçari.
O projeto de intervenção psicopedagógica clínica e institucional ainda contempla ações nas escolas, com palestras e seminários a professores e coordenação.
A intenção é, também, orientar os docentes para aproveitar as potencialidades de cada estudante. Às vezes, o colégio precisa rever o processo pedagógico e metodológico, explica Mariene Oliveira.
ATENDIMENTO
O local para atendimento é a sala de formação 1 da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, que funcionará de segunda a sexta-feira, nos três turnos. Entre os equipamentos viabilizados para o funcionamento estão jogos, televisores, vídeos, fichas de avaliação e teste de desenvolvimento escolar.
O Nuaps irá utilizar ainda os espaços pedagógicos presentes no complexo de inclusão social, como gibiteca e a brinquedoteca. O projeto é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação.