Núcleo atende criança com dificuldade

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2008 09:11:26

Crianças com dificuldades de aprendizado agora contam com atendimento especializado. A partir desta quarta-feira (20/11), os alunos da rede municipal de Camaçari ganham um Núcleo Psicopedagógico (Nuap).

O espaço, que funciona na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, vai atender crianças da educação infantil ao ensino fundamental 1 (1ª a 4ª série).

O projeto tem o objetivo de identificar as possíveis causas que geram a deficiência no processo de aprendizado. Nesta etapa, a prioridade é estudante do Fluxo Prepara e Acelera, ou seja, os alunos em distorção de idade e série.

De acordo com a coordenadora do projeto, Mariene Oliveira, as escolas identificam e encaminham os jovens para o Nuap. As crianças são atendidas, aproximadamente, dois meses, em sessões semanais, e participam de atividades para desenvolvimento da lactoescrita (problemas com leitura e escrita), estimulo a cognição e auto-estima.

Ela lembra que o atendimento não se limita apenas ao aluno, uma vez que a família também participa. O núcleo é composto por psicopedagogos com experiência em atendimento clínico e institucional, arte-terapeuta, médico pediatra, psicólogo e fonoaudióloga.

Em casos mais delicados, o Nuap conduz as crianças, de acordo com a necessidade, para atendimento especializado nas instituições parceiras, Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação Pestalozzi e a escola especial de Camaçari.

O projeto de intervenção psicopedagógica clínica e institucional ainda contempla ações nas escolas, com palestras e seminários a professores e coordenação.

A intenção é, também, orientar os docentes para aproveitar as potencialidades de cada estudante. “Às vezes, o colégio precisa rever o processo pedagógico e metodológico”, explica Mariene Oliveira.

ATENDIMENTO
O local para atendimento é a sala de formação 1 da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, que funcionará de segunda a sexta-feira, nos três turnos. Entre os equipamentos viabilizados para o funcionamento estão jogos, televisores, vídeos, fichas de avaliação e teste de desenvolvimento escolar.

O Nuaps irá utilizar ainda os espaços pedagógicos presentes no complexo de inclusão social, como gibiteca e a brinquedoteca. O projeto é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.