Núcleo apóia estudante com dificuldade de aprendizado

ASCOM BOT
Publicado 26/08/2008 09:08:52

Devido à demanda de crianças com dificuldades de aprendizagem nas escolas municipais, a Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), inaugura agora em setembro o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (Nuaps).

O programa tem como finalidade identificar as possíveis causas que geram a deficiência no processo de aprendizado das crianças. Inicialmente, o projeto vai atender alunos do ensino fundamental 1 (1ª a 4ª séries) que integram o Programa de Regularização de Fluxo.

O local para atendimento será a sala de formação 1 da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, que funciona de segunda a sexta-feira, nos três turnos – das 8h às 12, das 13h30 às 17h e das 17h às 21h, sendo o último turno criado para viabilizar o atendimento aos pais dos alunos.

Entre os equipamentos viabilizados para o funcionamento estão jogos, televisores, vídeos, fichas de avaliação e teste de desenvolvimento escolar. O Nuaps irá utilizar ainda os espaços pedagógicos presentes na Cidade do Saber, como a gibiteca e a brinquedoteca. O núcleo é composto por dois psicopedagogos com experiência em atendimento clínico e institucional, uma arteterapeuta e uma estagiária de fonoaudiologia.

PARCERIAS
Para oferecer um serviço de qualidade, o Nuaps firmou parcerias importantes como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaçari (Apae), Associação Pestalozzi e a Secretaria de Saúde do Município, que disponibilizarão profissionais das diversas áreas para dar suporte às crianças e famílias.

Cabe ao núcleo identificar, analisar, planejar e intervir, através das etapas de diagnóstico e tratamento, nas possíveis causas e dificuldades de aprendizagem. Nos casos mais delicados, que tiverem relação direta com problemas familiares, as crianças serão encaminhadas, de acordo com a necessidade, para atendimentos com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas, psiquiatras, entre outros profissionais.

Foto:

Mais Notícias

Seduc participa de mais um encontro com os comitês escolares

Seduc participa de mais um encontro com os comitês escolares

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de Janeiro de 2021

Renovação do Estado de Calamidade Pública é reconhecida pela ALBA

Renovação do Estado de Calamidade Pública é reconhecida pela ALBA

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.