Os 157 homens que estão em treinamento no 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Camaçari, já iniciaram a fase do estágio operacional.
A cerimônia de formatura do novo efetivo, que integra os 3.200 aprovados em concurso público realizado ano passado pelo Estado, está programada para dezembro. Os PMs devem estar nas ruas a partir de janeiro.
O efetivo trabalha fardado e armado, fazendo o policiamento a pé. O estágio é feito sob a supervisão de um oficial do 12ºBPM e acontece de terça a sexta-feira, das 7h às 18h, divididos em turnos. O trabalho dos policiais militares nos finais de semana é feito apenas em eventos esporádicos.
Os homens atuam em diversos pontos da cidade. Segundo o tenente Albert Nogueira de Souza, do 12º BPM, a presença dos policiais nas ruas tem função preventiva, mas, caso necessário, pode ser feita abordagem repressiva.
O estágio faz parte do Curso de Formação de Soldados, que inclui aulas práticas e teóricas. O objetivo é capacitar os militares para que atuem no reforço das operações de policiamento ostensivo.
O curso para policiais militares começou em abril e tem duração de nove meses. Na grade curricular, disciplinas como Direitos Humanos, Legislação Penal e de Polícia Militar, Trânsito, Práticas de Tiro, Policiamento Ostensivo Geral, Educação Física, Relações Interpessoais, Prevenção e Proteção Pessoal e Gerenciamento de Crises. A supervisão é do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Bahia.
Ainda de acordo com o tenente Albert Nogueira de Souza, a Companhia da Polícia Militar da Bahia ainda não definiu como distribuirá o efetivo no Estado.

Dos 3.200 aprovados, 157 PMs fazem estágio em Camaçari -