Novos membros do Conselho Municipal do Fundeb são empossados

ASCOM
Publicado 07/12/2020 01:12:02

Na manhã desta segunda-feira (7/12), os novos membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Casc-Fundeb) foram oficialmente empossados. O ato protocolar foi realizado na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov) e contou com a presença do prefeito, Elinaldo Araújo, e da secretária da Educação, Neurilene Martins.

Além dos novos conselheiros, que farão o trabalho de fiscalização dos recursos do Fundeb no município no biênio 2021-2022, também participaram da cerimônia representantes da atual formação, correspondente ao biênio 2019-2020, presidida pelo professor José Marcelo de Santana, que se colocou à disposição para auxiliar o novo colegiado durante o processo de transição.

José Marcelo falou sobre o nível de comprometimento que o status de conselheiro requer, desejando aos empossados que nunca falte a força e a dedicação necessárias para a efetiva atuação. “A função de um conselheiro é fiscalizar, acompanhar, cobrar ações corretas, e, como a própria palavra sugere, aconselhar. Isso pode ser entendido como a manutenção desse diálogo com a Seduc [Secretaria da Educação] com o governo, de forma autônoma, no momento em que identificar algo que precisa ser melhorado”, destacou Marcelo.

O prefeito Elinaldo deu as boas-vindas ao novo conselho, composto por 11 membros, entre eles representantes do Poder Executivo Municipal, da sociedade civil, da comunidade escolar e do Conselho Tutelar, todos partilhando do objetivo comum e essencial de fortalecer a rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Vamos dialogar da melhor forma possível com vocês, pois reconhecemos a importância desse trabalho para a qualidade do ensino no município. Estamos comprometidos, nós enquanto gestão e vocês enquanto conselho de fiscalização, em fazer o uso dos recursos da melhor forma possível. Quero agradecer aos antigos conselheiros e dar as boas-vindas aos novos empossados”, declarou o gestor.

A leitura do Decreto de N.º 7.436/2020, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de número 1.557, que dispõe sobre a posse dos novos membros do Casc-Fundeb, oficializando a formação do novo colegiado, foi feita pela secretária Neurilene, que na oportunidade também entregou um certificado aos conselheiros do biênio anterior. “É uma honra estar diante de vocês, saudá-los pelo importante trabalho que realizam. Juntos, enfrentamos questões de ordem legal, administrativa, financeira, pedagógica, ética… e em todos esses momentos foram os princípios da gestão solidária que nos uniram. Vamos dar continuidade a essa jornada e que sempre busquemos convergir para a decisão conjunta de cuidar da educação de Camaçari”, afirmou.

Ao final do ato protocolar, os novos membros do Casc-Fundeb realizaram a primeira reunião, no mesmo local, ocasião em que elegeram como presidente, Juipurema Sandes, e como vice, Durval dos Santos. “Este é um conselho de fiscalização de controle social, que existe para que a sociedade, a partir de suas representações, possa controlar como está sendo utilizada a verba da educação no município. Aqui temos representação de alunos, de pais, de sindicatos… E eu fico muito satisfeito em contribuir assumindo a presidência”, concluiu Juipurema.

Abaixo, a lista dos novos membros e respectivas representações:

I – Representantes do Poder Executivo Municipal:
Titular – Antônio Áldene Mota de Almeida
Suplente – Pedro Severo Homem

II – Representantes da Secretaria Municipal da Educação:
Titular – Elma Xavier Sodré
Suplente – João Batista dos Santos

III – Representantes de Pais de Alunos da Educação Básica pública:
Titular – Sônia Portugal Santana
Suplente – Gracy Kelly Menezes de Souza Floro
Titular – Girleide de Souza Santos
Suplente – Ricardo Encarnação Conceição

IV – Representantes dos Estudantes da Educação Básica Pública:
Titular – Lívia dos Santos Visita
Suplente – Edvaldo Soares

V – Representantes dos Estudantes da Educação Básica Pública indicados pela Entidade de Estudantes Secundaristas:
Titular – Bianca do Rosário Nascimento
Suplente – Tadson Nascimento dos Santos

VI – Representantes dos Professores da Educação Básica Pública:
Titular – Carlos José Bispo do Nascimento
Suplente – Ana Cristina Bueno dos Santos

VII – Representantes dos Diretores de Escolas Básicas Públicas:
Titular – Juipurema Alessandro Sarraf Sandes
Suplente – Manoel Palma Vidal

VIII – Representantes dos Servidores Técnico-administrativos das Escolas Básicas Públicas:
Titular – Airam Lima de Jesus
Suplente – Marcos Vinícios Santos do Amor Divino

IX – Representantes do Conselho Tutelar:
Titular – Monique Pereira de Souza
Suplente – Mivaldo Conceição dos Reis

X – Representantes do Conselho Municipal de Educação:
Titular – Durval Machado dos Santos
Suplente – Marivaine Gomes Bitencourt

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.