Novos conselheiros são diplomados

Iwwa Agência
Publicado 26/04/2013 02:04:45

Na manhã desta sexta-feira (26/04), foi realizada a cerimônia de diplomação dos novos membros do Conselho Tutelar de Camaçari para o triênio 2013-2015. Eleitos por meio de votação popular, a nova equipe, composta por 10 titulares e 10 suplentes, recebeu a certificação no plenário da Câmara Municipal.

Divididos em duas equipes, com cinco componentes cada, os conselheiros titulares da orla começam as atividades a partir do dia 2 de maio, enquanto os titulares da sede iniciam os trabalhos no dia 2 de setembro. Os suplentes assumem a vacância dos titulares quando forem convocados, obedecendo a ordem decrescente da votação.  

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antonio Costa, na segunda quinzena de maio será realizado um curso de capacitação para os novos membros.

A iniciativa é realizada através do convênio entre a Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e o Ministério Público, que concede à instituição o direito para aplicar as provas de seleção, que antecede a eleição, e de realizar o curso de capacitação dos novos conselheiros.  

Segundo a professora e coordenadora do curso de Direito da Uneb, Márcia Margarida Nunes, responsável pela aplicação do curso, a capacitação abrange disciplinas vinculadas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e ao Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), além de abordar direitos Penal e Civil. Ela ainda explicou que o curso tem carga máxima de 120 horas, que podem ser reduzidas, a depender do nível de conhecimento dos alunos. 

Durante a cerimônia, o recém-empossado conselheiro titular, Leonardo Oliveira, apresentou o projeto Conselho Itinerante da Orla, cujo objetivo é criar postos avançados fixos nas localidades do Município, para fazer a busca ativa e atender as demandas da comunidade. Segundo ele, o projeto deve ser colocado em prática no início de junho.

À frente do segundo mandato, o conselheiro Evandro Amaro espera utilizar a experiência adquirida nos últimos anos para auxiliar os novos colegas e difundir o trabalho do conselho no Município.

O Conselho Tutelar é encarregado por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, conforme o ECA e outras leis vigentes no país. O trabalho desenvolvido pelo conselho conta com o apoio da Prefeitura, através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), que oferece suporte estrutural.

A cerimônia de diplomação contou com a presença de autoridades locais e da sociedade civil. Durante a solenidade, o grupo Beira de Rua, da localidade de Arembepe, realizou uma apresentação de percussão. A bailarina Tainá Camile fez uma apresentação solo. 

NOVOS CONSELHEIROS

Conselheiros Titulares da Orla

  1. Edilene de Jesus Mota
  2. Anderson de Souza Ribeiro
  3. Myriãn Tavares de Paula
  4. Leonardo Oliveira Santana
  5. Murilo Alves dos Santos

 Conselheiros Titulares da Sede

  1. Jociara Pinheiro de Souza
  2. Elielza de Santana Bispo Souza
  3. Evandro Amaro da Silva
  4. Azenete Maria Freitas da Paz
  5. Alexsandro da Conceição deJesus

Conselheiros Suplentes

  1. Zuleide Santos do Rosário
  2. Gilmara de Jesus Santos
  3. Jaguarana Eulália dos Santos da Anunciação
  4. Marcio dos Santos
  5. José Bernardo da Silva Gonçalves
  6. Luzilene Alvez de Sousa
  7. Thais Oliveira Araújo Pereira
  8. Maria das Graças Oliveira Avelino
  9. Paulo Roberto Magalhães Soares
  10. Maria Eulália Pimentel Santos

 

 

Slideshow | 6 fotos

Novos conselheiros são diplomados

Mais Notícias

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta terça-feira (19) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.