Novos agentes reforçam companha contra a dengue

ASCOM BOT
Publicado 02/03/2009 09:03:12

A contratação de mais 26 agentes de endemias vai reforçar o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate à dengue, que vem sendo realizado na sede e orla de Camaçari. Em 2008, o quadro funcional teve o apoio de 47 novos profissionais.

Além da visitação de casas, a equipe realiza trabalho de conscientização de moradores, com palestras em escolas, associações de bairro e igrejas. Desde janeiro, foram identificados quatro casos sem ocorrência de óbito.

As visitas domiciliares continuam nos bairros Novo Horizonte, Phoc 2, Nova Vitória, Gleba C, Morro dos Noivos, Piaçaveira, Lama Preta, Alto da Cruz, Gravatá, Natal, Parafuso, Machadinho, Parque Verde e Buri Satuba.

Na orla, a ação acontece em Vila de Abrantes, Catu de Abrantes, Jauá, Interlagos, Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo, Guarajuba e Barra do Pojuca para verificar se existem larvas do mosquito transmissor em tonéis e caixas d’água.

PROGRAMAÇÃO
Com relação às escolas, na terça-feira (03/03), às 9h, será realizada reunião na Escola Maria Quitéria entre diretores e coordenação pedagógica para discutir a programação do estabelecimento. Na quarta-feira (04/03), os beneficiados serão os estudantes da Escola Pequena Semente, no Phoc 3, com uma palestra sobre os Aspectos Gerais da Dengue, no turno da manhã e da tarde.

No dia (06/03), as palestras sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti continuam na Escola do Caic para os alunos dos dois turnos.

NOVIDADES
De acordo com Marcos Nogueira, diretor da Vigilância em Saúde, a novidade será uma reunião com todo secretariado para que cada um faça sua parte em parceria com a comunidade. “Um exemplo disso é a Secretaria de Educação, onde será feita uma ação junto aos professores para trabalhar com os alunos o tema A Dengue no Município, que fará parte da grade curricular nas escolas”.

Segundo ele, também vão ser discutidas novas estratégias junto ao Conselho Municipal de Saúde, além da capacitação de todos os funcionários públicos para inseri-los no programa de combate à doença. “Muitos não conhecem o tratamento, nem sabem como proceder na hora da manifestação”.

Em Camaçari, a maioria dos casos está concentrada no Verde Horizonte, Phoc 3 e Novo Horizonte, na sede, e em Pé de Areia e Vila de Abrantes, na orla. Nestes bairros, o CCZ faz um trabalho de campo com a comunidade, distribuindo capas de tonéis, além de passar diariamente o fumacê.

OFICINA
O CCZ realizou em fevereiro Oficina de Educação em Saúde para Prevenção e Controle da Dengue, nos colégios estaduais Luís Eduardo Magalhães, Engenheiro Ruy Barcelar, José de Freitas Mascarenhas, Polivalente, Cidade de Camaçari, Gonçalo Muniz e Edvaldo Boaventura.

Também foram beneficiadas com palestras e reuniões alunos e pais e mobilização das lideranças comunitárias com afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais do Phoc 3, Verde Horizonte e Natal.

Foto: Arquivo

Trabalho fica mais eficaz com ampliação das equipes -

Mais Notícias

Prazo para recadastrar e renovar alvará para ônibus termina dia 29

Prazo para recadastrar e renovar alvará para ônibus termina dia 29

Obras do Viaduto do Trabalhador se mantém em ritmo acelerado

Obras do Viaduto do Trabalhador se mantém em ritmo acelerado

Prefeito se reúne com gestores da Sesau para tratar sobre vacinação

Prefeito se reúne com gestores da Sesau para tratar sobre vacinação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.