As amigas Marli Trindade, Marinalva da Cruz e Elisângela Sales fazem parte do grupo de 48 agentes de endemia, aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura, que vão reforçar o quadro de funcionários do Centro de Controle de Zoonoze (CCZ).
Elas participaram nesta sexta-feira (16/01) da parte prática do curso de capacitação, indo a campo para visitar casas e conscientizar as famílias sobre a importância do combate a dengue.
As agentes foram unânimes em afirmar que o trabalho tem sido muito interessante e gratificante porque a comunidade está mais consciente e menos resistentes na hora de abrir a porta para receber a equipe.
Os aprovados passaram por um curso de capacitação de 40 horas, dividido em introdutório sobre o papel do agente na comunidade, teórico de dengue, educação em saúde e prática de campo, ministrado pela 1ª Dires (Diretoria Regional de Saúde), responsável pelos municípios da Região Metropolitana.
De acordo com o gerente técnico do programa de dengue da CCZ, Luis Fernando da Conceição, depois da capacitação os agentes estão aptos a trabalhar e sabem como proceder com relação às doenças endêmicas, a exemplo de dengue, Chagas, leishmaniose e esquistossomose.
Segundo ele, o reforço da equipe foi muito bom e o Município só tem a ganhar principalmente com relação ao trabalho de combate a proliferação do mosquito, que está sendo intensificado no bairro Nova Vitória, onde os focos têm maior intensidade.

Os 48 novos agentes de endemia passam por aulas práticas -