Atender um maior número de pessoas com eficiência e infra-estrutura apropriada. A nova unidade básica de saúde (UBS) da Gleba E foi entregue quinta-feira (03/07) à comunidade, depois de passar por uma reforma total e ter os espaços ampliados.
Segundo Márcio Medeiros, coordenador das unidades básicas de saúde de Camaçari, o posto médico da Gleba E atende em média 1.120 pacientes por mês. Graças à ampliação na estrutura e no quadro funcional, o número deve dobrar.
A comunidade recebeu o novo posto com entusiasmo. A dona de casa, Rosilda Ramos, 33 anos, se sente segura em freqüentar um ambiente bonito e bem higienizado. Quando venho aqui me sinto em uma clínica particular, recebo um excelente atendimento e agora vai ficar melhor.
Para a enfermeira da unidade Edilene Ferreira da Silva, 41 anos, a unidade é um ganho importante para pacientes e funcionários. Tenho orgulho de trabalhar aqui. Já o médico geriatra Diogo Lopes dos Anjos, considera uma conquista valiosa para a população, pois amplia o número de serviços oferecidos à comunidade. E acrescenta, quando trabalhamos em ótimas condições, produzimos mais.
Com a ampliação, o posto ganhou salas de fisioterapia, observação, coleta, auditório para reuniões e palestras de conscientização, vacina e copa. A recepção também foi ampliada e dispõe de mais conforto para os pacientes, assim como a farmácia, que facilita o dia-a-dia dos moradores e o acesso aos medicamentos.
A população contará com o acréscimo no quadro funcional de farmacêutico, nutricionista, assistente social e de fisioterapeutas que, de forma inovadora, não prestará atendimento apenas nos consultórios, mas também fará a pacientes acamados, nas residências.
Dentre outras especialidades, os moradores poderão realizar consultas na área de ginecologia, pediatria, clínica, odontológica, fazer pré-natal, testes do pezinho e da orelhinha, que também é novidade. Outro fator de comodidade é a implantação de um laboratório para a realização de exames clínicos.

Unidade Básica atende mais de mil pessoas por mês -