À frente do comando do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari (BPM) há menos de 15 dias, o tenente-coronel PM Ivanildo Castro Pereira, já definiu algumas metas para combater a criminalidade e reduzir a violência no Município.
A partir desta semana, os policiais da unidade intensificaram a operação Segurança e Paz, Juntos é que se faz, com abordagens a veículos. As motos, mais utilizadas para roubos e assaltos, são as mais abordadas. Nos últimos dias, 68 pessoas foram abordadas, 50 veículos e 23 motos vistoriados, sendo 41 apreendidos.
Desde quando foi implantada a operação, em agosto do ano passado, a PM abordou 45.662 pessoas e revistou 1.398 motos e 1.250 veículos. Também houve 574 visitas aos bairros e 33 conduções à delegacia. Outras 12 pessoas foram presas em flagrante.
Uma outra ferramenta adotada pelo 12º BPM é a utilização de um Laptop, com acesso a Rede Infoseg, durante as blitze e abordagens realizadas na sede de Camaçari.
A Infoseg, administrada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, integra informações dos órgãos de segurança, Justiça e de Fiscalização em todo o país, além de dados de veículos, condutores e armas.
A rede oferece uma série de informações que facilitam o trabalho da polícia. Se por acaso, abordarmos um fugitivo, o cadastro aparece na Infoseg e nós o conduzimos à delegacia, explica o tenente-coronel Ivanildo Castro. O objetivo é combater o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas.
O novo comandante do 12° BPM também fez mudanças estruturais na equipe, incorporando mais quatro policiais para o Setor de Missões Especiais (SME). Os homens integravam a 31ª Companhia Independente de Valéria, em Salvador.
Ainda estão previstos o reforço das ações de polícia comunitária em todos os bairros de Camaçari. O serviço é realizado nos Phocs 1, 2 e 3 através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania ).
O trabalho da polícia comunitária tem caráter preventivo e visa reduzir o número de crimes. Os policiais visitam residências e locais de grande fluxo de pessoas, como bares, estabelecimentos comerciais, escolas e unidades de saúde, para conhecer a rotina e os problemas enfrentados pelos moradores. A visita inclui entrevista e preenchimento de cadastro com informações sobre o residente.
Ivanildo Castro ainda destaca o apoio da população, que é fundamental para o trabalho das Polícias Civil e Militar. As denúncias devem ser feitas através do e-mail camacariempaz@bol.com.br ou pelos telefones (71) 9987-2164 e 3235-0000.
PRONASCI
Aos 48 anos, 31 dedicados a carreira militar, Ivanildo Castro explica que o Pronasci contribui para a definição de uma nova perspectiva de segurança púbica brasileira.
Pesquisas indicam que os principais causadores da violência estão na falta de assistência à saúde e educação. O Programa foi instituído para garantir a segurança, mas sem esquecer a cidadania, afirma o comandante.
Em Camaçari, o Pronasci funciona com as ações de polícia comunitária e a implantação de mais 18 câmeras de segurança no entorno dos Phocs 1, 2 e 3. Nos próximos meses, também está prevista a implantação dos projetos Mulheres da Paz e Protejo.

Infoseg reúne dados da Secretaria Nacional de Segurança -