Novena do padroeiro termina nesta quinta-feira

Iwwa Agência
Publicado 04/01/2010 05:01:45

Camaçari realiza nesta quinta-feira (07/01) a festa em homenagem ao padroeiro São Thomaz de Cantuária. Os fiéis se reúnem a partir das 5h, em uma carreata que sai da praça do Alto da Cruz em direção a Igreja Matriz, na praça Desembargador Montenegro.

Às 6h, o padre Gaspar Sadock realiza e dedica uma missa aos homens. Logo após, acontece café da manhã aberto à população e mais tarde, às 10h, será realizada missa dedicada aos idosos, crianças e enfermos. A Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Camaçari de Dentro, sedia a primeira adoração ao Santíssimo Sacramento, marcado para 15h.

“Essa é a maior festa religiosa do Município. Poder público e moradores se reúnem para celebrar o padroeiro”, diz o pároco da igreja, Jorge Bonfim Costa. A grande procissão pelas ruas da cidade está marcada para as 16h, saindo da igreja Nossa Senhora da Conceição, passando pelo Hospital Santa Helena, seguindo pela avenida 28 de Setembro, antiga Radial A, em direção à Igreja São Thomaz de Cantuária, onde acontece uma missa campal presidida pelo pároco.

Por fim, às 20h, tem queima de fogos, quermesse e apresentação da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca). As atividades acontecem em frente à igreja, na Praça Desembargador Montenegro. Este ano, o tema da festa é São Thomaz de Cantuária, bispo e mártir no ministério sacerdotal.

Para alegria dos fiéis, Jorge Bonfim informa que foi encaminhado ao Vaticano projeto para criação de um bispado em Camaçari. “Com isso, o bispo e todos os organismos da igreja passarão a viver na cidade”.

HISTÓRIA
São Thomaz foi um padre da cidade inglesa Canterrboy, que em português significa Cantuária. A igreja recebeu o nome do religioso porque entre os anos 20 e 30, o casal britânico Thomaz e Tomázia, que trabalhavam nas obras de construção da linha férrea de Camaçari, doou o terreno à igreja católica.

Em 1966, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales, funda a paróquia de São Thomaz. Depois, a instituição se desmembra em mais três paróquias e forma a igrejas Santana, bairro Gleba A, São Thomé, Gleba E e São Bento, em Monte Gordo.

Até esta época, o padroeiro de Camaçari era São Miguel, já que o Município era distrito de Vila de Abrantes. Depois da emancipação política, cada localidade teve autonomia para nomeação do próprio padroeiro.

Foto: Nelinho Oliveira

Procissão vai até a Igreja de São Thomaz de Cantuária -

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.