Camaçari comemora, no dia 7 de janeiro, o Dia de São Thomaz de Cantuária, padroeiro do Município.
Os festejos começam nesta segunda-feira (29/12), com abertura do novenário, às 19h, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella, e a apresentação do coral das crianças da Gleba A. O prefeito Luiz Caetano participa da celebração.
Este ano, o tema da festa será Como São Thomaz, sejamos imitadores do apóstolo São Paulo na evangelização do povo de Deus.
Durante nove dias, a igreja vai contar com a participação de sacerdotes de várias paróquias, instituições e representantes dos órgãos públicos, além de fanfarras, filarmônicas, violeiros e cantores locais.
Carol Assemany, o repentista Bule-Bule, grupos de samba de roda e ternos de reis da Ilha de Itaparica e a Bamuquinha participam da festa do padroeiro de Camaçari.
FESTA
No dia 7 de janeiro, dia dedicado a São Thomaz de Cantuária, a festa começa com uma alvorada às 5h, seguida de carreata saindo do Alto da Cruz até a Igreja Matriz, no centro, com missa dedicada aos homens às 6h, e as crianças, idosos e enfermos, às 9h30.
A procissão será realizada pelas ruas da cidade às 16h, saindo da Igreja de Santo Antonio, no Triângulo, concluindo com a Santa Missa presidida por Dom Josafá, concelebrada pelo pároco e vigários da paróquia.
Dando continuidade a programação, às 20h tem queima de fogos e apresentação da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) em frente à igreja, na praça Desembargador Montenegro.
SANTO
Thomaz Becket foi arcebispo de Cantuária, cidade do sudeste da Inglaterra, nos anos de 1162 a 1170, durante o governo do rei inglês Henrique II. Mas, em função das desavenças ideológicas entre os dois, o monarca manda matar o religioso, que se torna mártir da igreja.
Em 1173, ele é canonizado e chamado de São Thomaz de Cantuária, santo da unidade religiosa. Até hoje, a catedral de Cantuária é um local de peregrinação.

Igreja da Montenegro está pronta para receber os fiéis -