Novas USFs devem ser construídas

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2010 12:11:32

Camaçari deve ganhar, em 2011, nove Unidades de Saúde da Família (USFs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 2, já em construção no bairro Gleba A.

O anúncio foi feito pelo secretário municipal da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, durante sessão especial sobre a incidência do tabagismo no Município, realizada quinta-feira (18/11), na Câmara Municipal.

Na ocasião, Camilo Pinto ainda informou que este ano o Município terá sete novas ambulâncias.

Durante a sessão na casa legislativa, o secretário também fez um balanço das realizações da Prefeitura e destacou como principais ações a construção das Unidades de Saúde da Família (USF), as reformas e ampliações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a implantação do terceiro turno de atendimento nas unidades de saúde do Município, além da reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Nova Aliança, que passou de tipo 1 para tipo 2.

A enfermeira e coordenadora do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), Luciana Jaqueline, ministrou uma palestra com o tema Tabagismo, problema de saúde pública.

Ela destacou que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de mais de 50 doenças, entre elas, o câncer de pulmão, considerada, nos últimos 10 anos, a terceira maior causa de morte no Município.

O tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública, configurando uma epidemia que compromete não só a saúde da população, como também a economia do país e o meio ambiente.

“A administração municipal vem tratando este problema como uma questão de saúde pública. Pretendemos vencer essa luta através da conscientização da população”, salientou.

Ainda houve a palestra do enfermeiro e coordenador do programa da Saúde do Adulto, Lúcio Guimarães, que falou sobre o Tabagismo com enfoque na Atenção Básica de Saúde, e da assistente social do Ceonc, Maria Tereza Damasceno, que discorreu sobre o Tabagismo e a mulher.

A sessão especial da Câmara foi uma solicitação do vereador Alfredo Andrade (PSB) e também contou com as presenças dos vereadores Cleber Alves (PT), Téo Ribeiro (PT), Bispo Jair Costa (PRB), Oto da Farmácia (PSDB), Paulinho do Som (PT), Carmen (PTB), Dilson Magalhães (PSC) e Jorge Curvelo (DEM).

Ainda marcou presença a diretora do departamento de Média e Alta Complexidade do Ceonc, Elba Brito.

Foto: Agnaldo Silva

Camilo Pinto anunciou investimentos para a saúde -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.