Novas USFs devem ser construídas

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2010 12:11:32

Camaçari deve ganhar, em 2011, nove Unidades de Saúde da Família (USFs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tipo 2, já em construção no bairro Gleba A.

O anúncio foi feito pelo secretário municipal da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, durante sessão especial sobre a incidência do tabagismo no Município, realizada quinta-feira (18/11), na Câmara Municipal.

Na ocasião, Camilo Pinto ainda informou que este ano o Município terá sete novas ambulâncias.

Durante a sessão na casa legislativa, o secretário também fez um balanço das realizações da Prefeitura e destacou como principais ações a construção das Unidades de Saúde da Família (USF), as reformas e ampliações das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a implantação do terceiro turno de atendimento nas unidades de saúde do Município, além da reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Nova Aliança, que passou de tipo 1 para tipo 2.

A enfermeira e coordenadora do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), Luciana Jaqueline, ministrou uma palestra com o tema Tabagismo, problema de saúde pública.

Ela destacou que o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de mais de 50 doenças, entre elas, o câncer de pulmão, considerada, nos últimos 10 anos, a terceira maior causa de morte no Município.

O tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública, configurando uma epidemia que compromete não só a saúde da população, como também a economia do país e o meio ambiente.

“A administração municipal vem tratando este problema como uma questão de saúde pública. Pretendemos vencer essa luta através da conscientização da população”, salientou.

Ainda houve a palestra do enfermeiro e coordenador do programa da Saúde do Adulto, Lúcio Guimarães, que falou sobre o Tabagismo com enfoque na Atenção Básica de Saúde, e da assistente social do Ceonc, Maria Tereza Damasceno, que discorreu sobre o Tabagismo e a mulher.

A sessão especial da Câmara foi uma solicitação do vereador Alfredo Andrade (PSB) e também contou com as presenças dos vereadores Cleber Alves (PT), Téo Ribeiro (PT), Bispo Jair Costa (PRB), Oto da Farmácia (PSDB), Paulinho do Som (PT), Carmen (PTB), Dilson Magalhães (PSC) e Jorge Curvelo (DEM).

Ainda marcou presença a diretora do departamento de Média e Alta Complexidade do Ceonc, Elba Brito.

Foto: Agnaldo Silva

Camilo Pinto anunciou investimentos para a saúde -

Mais Notícias

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us