Novas unidades da Braskem geram mais 150 empregos

Iwwa Agência
Publicado 17/08/2009 03:08:21

A geração de 150 novos empregos nos próximos três anos e a redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera são alguns dos benefícios das duas plantas da Braskem, inauguradas nesta terça-feira (17/08), em Camaçari.

As unidades produzem ETBE (Ethyl Tertiary-Butil Etheer), um bioativo para gasolina gerado a partir de matéria-prima renovável.

Segundo o prefeito Luiz Caetano, os investimentos tornam o Complexo Industrial mais competitivo, cria novos mercados e postos de trabalho, contribui com a arrecadação tributária, além de lançar outros produtos no cenário internacional. “O Pólo já dá sinais de aquecimento da economia pós crise”, completa.

Caetano ainda pediu ao governador Jacques Wagner, uma reunião com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia (Sicm) no intuito de discutir projetos para impulsionar o setor econômico do Município.

Até o final do ano, devem ser iniciadas as obras dos oito novos empreendimentos a serem instaladas na cidade. As indústrias são de diversas áreas, a exemplo bebidas, cabos elétricos e segmento logístico.

Jacques Wagner lembrou que o crescimento industrial de Camaçari é reflexo dos investimentos estadual e municipal. O governador também falou sobre o projeto de modernização do Porto de Aratu, que ainda prevê melhorias da BA 093. “A proposta prepara o Pólo Industrial de Camaçari do ponto de vista logístico”, acrescenta.

A parceria com os governos estadual e municipal é de fundamental importância para funcionamento das empresas e escoamento dos produtos, segundo o presidente da Braskem, Bernardo Gradin. “O diálogo com o poder público é permanente. Graças a isso, Camaçari conseguiu dinamizar o Pólo”, afirma.

A aluna do curso de Canto Coral da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, Eli Nascimento, abriu a cerimônia com a apresentação do Hino Nacional.

PLANTAS DA BRASKEM
O ETBE produzido por ambas as unidades é obtido através da reação do etanol (43%) com o isubuteno (57%), o que o caracteriza como um bioativo. Uma vez que é gerado utilizando matéria-prima renovável.

O presidente da Braskem, Bernardo Gradin, informa que a cada tonelada de ETBE produzida, a empresa deixa de emitir 783 quilos de monóxido de carbono. O ETBE é resultado de uma pesquisa de três anos da empresa, que, em função de restrições ambientais do mercado internacional, teve que substituir a produção do MTBE (Methyl Tertiary-Butyl Ether), impactando na redução de CO2.

Parte da produção de Camaçari será destinada para o mercado japonês. O projeto de instalação das novas unidades é de, aproximadamente, R$ 100 milhões, com capacidade anual de produção de 212 mil toneladas. A empresa está instalada na rua Eteno, 1561, Pólo Industrial.

A Braskem possui 18 plantas industriais distribuídas pelo Brasil. A empresa produz anualmente mais de 11 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Foto: Agnaldo Silva

Prefeito anuncia oito novos empreendimentos para Camaçari -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.