A geração de 150 novos empregos nos próximos três anos e a redução da emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera são alguns dos benefícios das duas plantas da Braskem, inauguradas nesta terça-feira (17/08), em Camaçari.
As unidades produzem ETBE (Ethyl Tertiary-Butil Etheer), um bioativo para gasolina gerado a partir de matéria-prima renovável.
Segundo o prefeito Luiz Caetano, os investimentos tornam o Complexo Industrial mais competitivo, cria novos mercados e postos de trabalho, contribui com a arrecadação tributária, além de lançar outros produtos no cenário internacional. O Pólo já dá sinais de aquecimento da economia pós crise, completa.
Caetano ainda pediu ao governador Jacques Wagner, uma reunião com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia (Sicm) no intuito de discutir projetos para impulsionar o setor econômico do Município.
Até o final do ano, devem ser iniciadas as obras dos oito novos empreendimentos a serem instaladas na cidade. As indústrias são de diversas áreas, a exemplo bebidas, cabos elétricos e segmento logístico.
Jacques Wagner lembrou que o crescimento industrial de Camaçari é reflexo dos investimentos estadual e municipal. O governador também falou sobre o projeto de modernização do Porto de Aratu, que ainda prevê melhorias da BA 093. A proposta prepara o Pólo Industrial de Camaçari do ponto de vista logístico, acrescenta.
A parceria com os governos estadual e municipal é de fundamental importância para funcionamento das empresas e escoamento dos produtos, segundo o presidente da Braskem, Bernardo Gradin. O diálogo com o poder público é permanente. Graças a isso, Camaçari conseguiu dinamizar o Pólo, afirma.
A aluna do curso de Canto Coral da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, Eli Nascimento, abriu a cerimônia com a apresentação do Hino Nacional.
PLANTAS DA BRASKEM
O ETBE produzido por ambas as unidades é obtido através da reação do etanol (43%) com o isubuteno (57%), o que o caracteriza como um bioativo. Uma vez que é gerado utilizando matéria-prima renovável.
O presidente da Braskem, Bernardo Gradin, informa que a cada tonelada de ETBE produzida, a empresa deixa de emitir 783 quilos de monóxido de carbono. O ETBE é resultado de uma pesquisa de três anos da empresa, que, em função de restrições ambientais do mercado internacional, teve que substituir a produção do MTBE (Methyl Tertiary-Butyl Ether), impactando na redução de CO2.
Parte da produção de Camaçari será destinada para o mercado japonês. O projeto de instalação das novas unidades é de, aproximadamente, R$ 100 milhões, com capacidade anual de produção de 212 mil toneladas. A empresa está instalada na rua Eteno, 1561, Pólo Industrial.
A Braskem possui 18 plantas industriais distribuídas pelo Brasil. A empresa produz anualmente mais de 11 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Prefeito anuncia oito novos empreendimentos para Camaçari -