Novas salas de aula reforçam educação em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 22/07/2011 03:07:15

Estudar em Camaçari está cada vez melhor. Isso graças aos inúmeros investimentos realizados pela Prefeitura Municipal na qualificação dos professores e na reestruturação física das escolas.

A educação em Camaçari ganhou um grande reforço com 67 novas salas de aulas, construídas entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro de 2011.

As salas representaram a formação de novas turmas para as séries inicias e pré-escolar, sendo esta última, responsável por ocupar grande parte das mais de 2 mil vagas disponibilizadas por turno. A iniciativa representa ainda a contratação de novos educadores, todos aprovados nos concursos públicos realizados nos anos de 2007 e 2010.

Entre as escolas da sede beneficiadas com as novas salas estão Virgínia Reis Tude, Parque Verde, Monteiro Lobato, Yolanda Pires e Hildebrando Lima Filho. Já na orla, estão as unidades de ensino Eliza Dias de Azevedo, Fonte da Caixa e Emaús, esta última inaugurada ontem (21/07), em Monte Gordo.

O secretário da Educação Luiz Valter de Lima explica que a construção das novas salas foi motivada pela necessidade de ampliar a oferta de vagas, assim como, a permanência do aluno na escola através de projetos como o Mais Educação.

Além da construção das novas salas de aula, algumas escolas ganharam ainda espaços recreativos, áreas de convivência e novas unidades sanitárias, para possibilitar a permanência do aluno em tempo integral nas unidades de ensino.

 “É extremamente importante trazer a família para o convívio escolar e permitir que ela participe efetivamente da educação do filho”, ressalta o secretário. Por isso, todas as intervenções realizadas pela Seduc (Secretaria da Educação) são projetadas de forma a beneficiar não apenas os estudantes e corpo docente, mas aos moradores do bairro e familiares dos alunos. Nos projetos são levados em conta a segurança, iluminação e o local onde a unidade de ensino será edificada.

As melhorias realizadas nas escolas contribuem ainda para a redução da evasão escolar, uma vez que desperta o interesse do aluno em permanecer na escola. Os ginásios poliesportivos são exemplos de ferramentas que estimulam os estudantes a freqüentarem as unidades de ensino. Preocupada com isso, nos últimos anos, a Seduc já construiu cerca de 40 espaços poliesportivos, em sua maioria, ginásios cobertos.

MAIS INVESTIMENTOS

E os investimentos não param por aí. Já está em andamento a construção de mais uma sala de aula, dessa vez na escola Lídia Coelho Pinto, em Arembepe. Outra novidade é a nova unidade escolar no bairro Nova Vitória, que contará com um modelo educacional diferenciado. “Queremos transformar o Nova Vitória num bairro modelo em educação”, salienta Luiz Valter de Lima.

Até fevereiro de 2012, estarão prontos ainda o CIEI (Centro Integrado de Educação Infantil) de Areias, a reconstrução do Colégio São Thomaz de Cantuária e outras três unidades escolares em Açu da Capivara, Barra do Jacuípe e Gleba H. A comunidade do Parque Real Serra Verde também ganhará uma escola, ainda sem data para ser entregue.

Foto: Adeilson Carvalho

Centro Educacional Yolanda Pires ganhou novas salas -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.