Novas praças agradam moradores da Gleba B e Alto da Cruz

Iwwa Agência
Publicado 20/04/2008 07:04:36

A alegria tomou conta dos moradores do Alto da Cruz que participaram na noite de sexta-feira (18/04) da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço (OS) da obra de recuperação da praça pública da localidade. Horas depois, foi a vez da comunidade da Gleba B comparecer, em peso, à Associação de moradores do bairro para conhecer e opinar sobre o projeto da nova praça Hildete Reis.

Separados pelo tempo e espaço, os moradores do Alto da Cruz e Gleba B se unem pelo projeto da atual administração, de transformar Camaçari, tanto do ponto de vista da cidade, como das pessoas, na busca pela melhor qualidade de vida e a inclusão social.

“As praças têm projetos novos, arrojados e muito bonitos. Com tudo isso, a tendência é aumentar a auto-estima dos moradores e serem transformadas em dois novos pontos de encontro da cidade, assim como aconteceu com a Abrantes, Montenegro, dos 46, Piatã e da Noite”, salientou o prefeito Luiz Caetano.

ALTO DA CRUZ
Sob os aplausos da comunidade, o prefeito Luiz Caetano autorizou o inicio das obras da praça e convocou os moradores para que fiscalizem, juntamente ao Governo, o andamento das obras. Além disso, ele solicitou à CM Construções, empresa responsável pela obra, que contrate as pessoas desempregadas que vivem no entorno, ação que revela a postura adotada pela atual administração de garantir emprego para os moradores da cidade.

O presidente da associação de moradores do bairro, Agnaldo Silva, agradeceu ao prefeito Caetano pelas ações realizadas no município e, principalmente, no Alto da Cruz. Ele ainda observou que, em geral, os governantes não se interessam em fazer algumas obras porque o povo não vê. “Mas o prefeito Caetano fez uma obra que o povo não vê, mas nunca vai esquecer, que foi o canal da Manoela, que beneficia o Alto da Cruz e outros seis bairros”.

Agnaldo Silva solicitou ainda que a quadra do local fosse batizada de Rogério Moreira Vieira, em homenagem ao morador do bairro e ex-funcionário da Secretaria de Esporte e Lazer, assassinado ano passado durante um assalto.

Morador do bairro há mais de 30 anos, o vereador José Mattos lembrou que a recuperação da praça é uma solicitação de muito tempo, que agora deixa de ser um sonho para se tornar uma realidade. “Esse momento coroa uma vitória porque já reivindicamos isso a muito tempo e só agora conseguimos”, comentou o morador João Pereira, 43.

Para a comerciante que mora no bairro e tem um box na praça, Valdeci Evangelista, 39, a obra é muito importante porque agora ela vai ter um bom espaço de lazer e o movimento na barraca vai aumentar, além de quem, agora, vai poder oferecer mais conforto aos clientes, já que além dos quiosques novos a Prefeitura vai instalar banheiros na praça.

O prefeito Caetano se comprometeu ainda a oferecer uma ajuda de custo, mensalmente, aos barraqueiros para que possam sobreviver durante o período em que a praça vai ficar fechada para as obras. Além da praça, o bairro vai ser beneficiado por outras três ações do governo. A recuperação do asfalto, calcamento e a construção de um posto de saúde da família.

GLEBA B
No início da reunião da Gleba B, o arquiteto que coordena o setor de projetos da Secretaria de Infra-estrutura, Ciro Ramos, apresentou o projeto de revitalização da praça Hildete Reis para que a comunidade pudesse conhece e opinar a respeito.

Dividida em três partes: bosque, área esportiva e praça de alimentação e serviços, a praça foi remodelada, mas obedecendo às mesmas idéias. A questão, posta para votação da comunidade, foi sobre a retirada da quadra esportiva ou não. Que ao final do encontro, ficou definido que será mantida.

Com a reforma, o espaço público de lazer vai ganhar estacionamento, bebedouros públicos, equipamentos de ginástica e um monumento. No caso dos equipamentos já existentes, serão remodelados. O parque infantil passa a integrar a área do bosque, juntamente aos equipamentos de ginástica, de forma a oferecer mais segurança para as crianças, que vão poder brincar em uma área distante da pista principal.

No local que hoje abriga o parque infantil, será instalado o monumento e uma pista de patinação. Já a praça de alimentação será ampliada e recuada para a área enfrente à pista de skate. Ao lado, será instalado o módulo policial e ao fundo, será instalada o estacionamento de carga e descarga dos quiosques. Com um designe moderno, a praça de alimentação terá seis boxes, área coberta em comum e vai ganhar, ainda, um telão.

Na mesma linha das demais praças construídas no município, a Hildete reis terá passeio com placas de concreto pré-moldado e sinalização para portadores de necessidades visuais, além de rampas de acesso para quem tem necessidades especiais. Além disso, em respeito ao meio-ambiente, nenhuma arvore será retirada do local.

De acordo com a presidente da Câmara, vereadora Luiza Maia, o fato do prefeito discutir, juntamente, com o povo o que é melhor para o bairro é uma mostra de respeito pela comunidade e pela democracia.

PRESENÇAS
Marcaram presença ao encontro, o deputado estadual Bira Coroa e os vereadores Janete Ferreira (PMDB), Zé de Elísio (PTdoB), José Matos (PDT) e Pedrinho de Pedrão (PSC), os secretários municipais da Infra-estrutura (Seinfra), João Batista Bessa, da Educação (Seduc), Valter Lima, da Mulher (Semu), Aurenita Castillo, da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), Djalma Machado, do Esporte e Lazer (Sedel), Vital Vasconcelos, da Habitação (Sehab), Waldy Freitas, da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antonio Souza (Seabes), do Saneamento (Sesan), Everaldo Siqueira.

Também estiveram presentes os coordenadores de eventos, Marilton Trabuco, da Defesa Civil, Ademar Lopes, do Cerimonial Particular, Antonio Falcão, o Ouvidor Antônio Cotrim e o superintendente do Instituto de Seguridade Social Municipal (ISSM), Natanael Fernandez.

Foto: Nelinho Oliveira

Prefeito assina OS da praça do Alto da Cruz -

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.