A alegria e emoção tomaram conta das 17 mulheres que foram capacitadas e certificadas através do curso de modelista, oferecido pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Camaçari.
A cerimônia de certificação do curso, ministrado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), aconteceu na noite de sexta-feira (14/09), na sede da Tafe (Associação Tivemos que Aprender a ser Feliz), na Cascalheira, local onde foram realizadas as aulas por três meses.
Na oportunidade, as novas modelistas demonstraram na prática o que foi aprendido durante as aulas. As 17 alunas estavam vestidas com roupas costuradas por elas, provando o que estão preparadas para o mercado de trabalho.
O secretário da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, declarou que a turma de modelista foi uma das mais empenhadas do Pronatec. “Mesmo com toda adversidade, as formandas confirmaram a importância e, sobretudo, a mudança radical que o programa trouxe para as vidas delas”.
Uma prova dessa mudança é a dona de casa Clarice Ramos, 41 anos, considerada aluna destaque do curso. “Me dediquei muito e agora vou em busca do meu sonho de ser costureira”, afirmou.
Para a presidente da Tafe, Rosa Maria Santos Vidal, 54 anos, participar da evolução pessoal e profissional das pessoas é uma realização. “O curso foi muito importante para a comunidade”, finalizou.
A partir de segunda-feira (17/09) terá início, no mesmo espaço, uma turma de costura industrial. A nova capacitação vai contemplar 40 alunos.
O Pronatec é um programa do governo federal, executado no Município pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão).
Participaram da certificação do curso de modelista do Pronatec, o coordenador da Promoção e Igualdade Racial da Secin, Ives Pires, e o gerente da área de vestuário e calçados do Senai, Djama Henrique Junior.