A implantação de um campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia) em Camaçari criou uma grande expectativa em toda a Região Metropolitana, nos mais diversos setores da sociedade. No Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), a notícia foi muito bem recebida, pela importância da iniciativa para o futuro do pólo industrial.
O superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, comemora. Disse que a iniciativa “vem ao encontro do novo ciclo do complexo industrial, que se consolida com a expansão dos empreendimentos existentes e a implantação de novos empreendimentos, como o recém anunciado pólo acrílico”, um investimento de R$ 1,2 bilhão cujas obras começam em setembro.
Na avaliação do Cofic, a formação da mão-de-obra local, tanto no plano profissionalizante, como é o caso do IFBA, que já funciona na CTU (Cidade Técnico-Universitária), mas principalmente no nível superior, com foco nas engenharias, preenchem uma lacuna histórica em um município com a importância de Camaçari.
Érico Oliveira diz que a chegada da UFBA em Camaçari garantirá à população local acesso às novas oportunidades de trabalho com o crescimento do pólo em áreas especializadas e que exigem uma formação qualificada.