Os prestadores de serviço de Camaçari vão contar com nova ferramenta para emissão de documento fiscal, com o funcionamento do link Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O serviço integra o novo sistema tributário do Município e estará disponível a partir de outubro, através do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no endereço www.sefaz.camacari.ba.gov.br.
Cerca de 4 mil contribuintes vão ser beneficiados. Segundo a Sefaz, o projeto irá abranger, primeiramente, os grandes empreendimentos e depois segue para as empresas menores, com reforço de campanhas educativas. A metodologia foi adotada em função da falta de estrutura de alguns estabelecimentos comerciais.
A NF-e é um modelo de documento fiscal eletrônico que vem substituindo o de papel. Representa um avanço tanto para quem paga, facilitando o cumprimento das obrigações tributárias, quanto para os órgãos fiscalizadores.
BENEFÍCIOS
Para o contribuinte vendedor (emissor de NF-e), estão os benefícios de redução de custos com impressão, aquisição de papel, envio de documento fiscal e incentivo ao uso do serviço eletrônico.
Em se tratando do contribuinte comprador (receptor da NF-e), existe a eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, redução de erros de escrituração, planejamento de logística de entrega, entre outros.
As administrações tributárias ganham aumento na confiabilidade da nota fiscal, melhoria no processo de controle fiscal, diminuição da sonegação, suporte aos projetos de escrituração eletrônica contábil e fiscal da Secretaria do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), entre outros.