O Centro de Oncologia do Município (Ceonc), promove nos meses de agosto e setembro, o 1º Mutirão de combate ao câncer de próstata, com realização de palestras educativas, em comunidades da sede e orla.
As palestras serão feitas por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e músico terapeutas.
Os especialistas realizarão uma avaliação diagnóstica de busca ativa com distribuição de autorização para o exame do PSA (proteína chamada de Antígeno Prostático Especifico), e consultas urológicas na rede.
Uma vez detectada suspeita ou confirmação do câncer, o paciente será indicado para tratamento no Ceonc, localizado no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), ao lado da Estação Rodoviária.
De acordo com a coordenadora do Centro de Oncologia de Camaçari, Luciana Jaqueline de Souza, hoje existem, aproximadamente, 150 pacientes diagnosticados na unidade com a doença.
PREVENÇÃO
Entre os diversos fatores considerados de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, a idade é um indicador importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade tem um aumento crescente após os 45 anos.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2007 a 2009, foi detectada no Município uma população de risco que chega a 18.848 habitantes.

Unidade municipal de oncologia funciona no centro Cuidar -