Os pneus inservíveis recolhidos através do mutirão de combate à dengue serão reciclados e transformados em canteiros de jardim. A informação foi divulgada hoje (13/12), pela equipe de Educação em Saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), durante a coleta do material em desuso nos pontos de apoio do bairro Phoc II.
Ao todo, foram recolhidos 10 pneus velhos e o material será reaproveitado pela Escola Exatas Junior, um dos pontos de coleta. A proposta da unidade de ensino é de utilizar os pneus na criação de um canteiro de jardim desenvolvido através do projeto Planeta Sustentável, ação que visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
De acordo com a coordenadora da Escola Exatas Junior, Marli Pita, a iniciativa serve de incentivo para ampliar as ações sustentáveis na escola. “A partir do mutirão pudemos abordar vários assuntos sobre reciclagem e aprender a reutilizar outros materiais, como embalagens de leite e garrafas pet”, disse a coordenadora ao complementar que os alunos coletaram materiais recicláveis e os utilizaram na confecção de objetos natalinos.
O mutirão para coleta de pneus velhos no bairro Phoc II envolveu 13 pessoas diretamente, entre articuladores municipais do bairro e agentes de combate às endemias, além disso, a iniciativa contou com o apoio da comunidade, que recolheu o material em desuso e entregou nos pontos de coleta.
A ação faz parte do projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, desenvolvido e executado através da parceria firmada entre a Prefeitura de Camaçari e a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia). A iniciativa conta ainda com o apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).