A marcação para a 3ª etapa do Mutirão de Cirurgias de Camaçari está prevista para a segunda quinzena deste mês. A novidade é a realização de procedimentos de otorrinolaringologia.
Lançado em julho de 2006, a iniciativa já atendeu 3.586 pessoas e é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde.
A inserção da cirurgia de otorrinolaringologia se deve à demanda reprimida. Atualmente, 105 pessoas esperam intervenções de amídalas e adenóide. Apesar das primeiras etapas não contemplarem esses procedimentos, a Secretaria da Saúde, com recursos próprios, promoveu cirurgias de otorrinolaringologia para pacientes com casos mais urgentes.
O Mutirão de Cirurgias atende exclusivamente aos moradores de Camaçari. Os interessados em participar devem ligar gratuitamente para o telefone 0800 284 0067, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Através do 0800 é agendada uma consulta médica para avaliação do problema. Na ocasião, são solicitados exames. Com os resultados, o usuário marca consulta com o médico cirurgião, que avalia a situação e marca a data do procedimento cirúrgico.
A previsão é de que sejam realizadas mais de 250 cirurgias na 3ª etapa. As intervenções são realizadas no Hospital Geral de Camaçari (HGC) e nas clínicas particulares conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), como MedCenter Clirca, Sermege e Centro Médico.
No início, o Mutirão de Cirurgias contemplava 84 tipos de procedimentos cirúrgicos de nove especialidades médicas. Hoje, são 11. As intervenções são nas áreas de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, mastologia, ginecologia, urologia, proctologia, pediatria, cirurgia geral, angiologia e artroscopia (joelho).

HGC realiza a maioria dos procedimentos cirúrgicos -