Cerca de 500 moradores do Município foram beneficiados com o Mutirão do Glaucoma, realizado nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) do bairro Camaçari de Dentro, Arembepe e Vila de Abrantes, na última semana. A ação teve como objetivo facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença.
No mutirão, os pacientes realizaram consultas com oftalmologistas e exames específicos. Além disso, aqueles que foram diagnosticados com a doença na etapa anterior fizeram revisão.
Os que apresentaram a doença durante o mutirão receberam prescrição e o colírio para ser usado durante três meses. Ao final desse período, também realizam revisão. Os pacientes que fizeram revisão receberam um novo colírio e aguardam também o período de três meses para uma nova avaliação.
Ao todo, foram atendidas pessoas com 50 anos ou mais, além de hipertensos, diabéticos, míopes, monocular ou que possuam casos da doença na família. O glaucoma pode ser controlado com o uso de medicação e a progressão avaliada com exames periódicos.
O mutirão foi realizado através da parceria entre a Prefeitura e o Estado, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde) e da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde).
Mutirão do Glaucoma realizado em Camaçari -