Um novo mutirão de esgotamento sanitário está sendo realizado esta semana em Camaçari, com serviços de sucção de fossas em residências localizadas na orla.
A iniciativa alivia a situação dos moradores que sofrem com os problemas causados pela falta de saneamento básico.
O mutirão continua até sexta-feira (30/01) em Jauá e segue para Arembepe.
A ação é coordenada pela secretaria da Integração da Orla (Seorla) e empresa prestadora de serviços, totalizando 14 funcionários e três caminhões.
Dois veículos atendem os locais mais problemáticos e um fica disponível para os de menor gravidade. Cada um tem capacidade para armazenar oito mil litros de esgoto, que depois de removido é transportado para a estação de tratamento Bahia Azul, no bairro Rio Vermelho, em Salvador.
Reisdalvo Ribeiro Filho sofre constantemente com entupimento da fossa onde mora. A cada três meses, caso não haja sucção, o esgoto transborda e compromete o acesso à residência. Já construi três fossas aqui, mas não tem jeito. Se não tiver manutenção, o esgoto corre a céu aberto ameaçando a saúde da minha família. Ainda bem que o trabalho de limpeza de fossas tem sido rápido e eficiente.
Márcio Caldas também conhece de perto os problemas da falta de esgotamento. Montei um bar ao lado da minha casa e se quiser manter a caixa de esgoto sem transbordar tenho que procurar atendimento da Seorla.
O cronograma de visita é determinado pela gravidade dos casos. No entanto, a Seorla atende todas as demandas dos moradores. Os interessados em solicitar visita para sucção de fossas devem ligar para o telefone 3622-8219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Na sede de Camaçari, o mutirão é coordenado pela Defesa Civil e executado por três caminhões. A limpeza acontece permanentemente em todos os bairros da cidade.

Cada veículo pode armazenar até oito mil litros de esgoto -