A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), trabalha para reduzir, cada vez mais, o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade.
Nesse intuito, a Sesau promove hoje (09/07) e amanhã (10/07) o mutirão de limpeza no bairro do Phoc 2. A iniciativa faz parte do programa municipal Programa Dengue Fora Daqui.
O trabalho desenvolvido pela Sesau contribuiu para a diminuição significativa dos casos da doença no Município. No primeiro semestre deste ano foram registradas 79 ocorrências, uma queda de 53% em relação ao mesmo período do ano passado.
O faxinaço no do Phoc 2 acontece em cerca de 300 pontos comerciais e residenciais, divididos em 60 quarteirões. Para obter êxito no mutirão, o Departamento de Vigilância em Saúde montou um esquema especial com 250 pessoas, entre agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários do programa Bolsa Universitária, do projeto Mulheres da Paz e do Tiro de Guerra.
Além de buscar possíveis focos do mosquito, os profissionais vão orientar os moradores sobre formas de evitar a proliferação da doença. Os trabalhos de conscientização e inspeção de imóveis são aliados no combate a dengue, uma vez que tanques, tonéis, vasos e pratos de plantas são potenciais criadouros.
Naelson Pereira, morador do bairro Phoc 2, disse que essas ações são essenciais para a saúde da população e confirma, “estou fazendo minha parte no combate à dengue”. A recomendação de Marcos Nogueira, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesau é de que a população se mantenha em alerta. “A dengue é um problema de todos e precisamos da participação da população para vencer essa batalha”, conclui.
O próximo mutirão de limpeza acontece nos dias 23 e 24 de julho, em Barra do Pojuca, zona rural de Camaçari. A ação conta com o apoio da Camaçari Ambiental, Defesa Civil e da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).