A partir deste sábado (14/07), a Prefeitura de Camaçari, através da equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), inicia o mutirão de vacinação contra a raiva animal de cães e gatos da zona rural e orla do Município.
A primeira iniciativa está programada para este sábado (14/07), em Barra do Jacuípe, das 8h às 17h. A previsão é imunizar cerca de mil cães e gatos no plantão.
A ação consiste em prevenir a transmissão da doença nas referidas áreas, uma vez que apresentam o risco do ciclo silvestre, por meio de mamíferos existentes em matas, a exemplo dos saguis, raposas e morcegos, além dos próprios animais domésticos. O processo é feito por 40 agentes de combate às endemias do Município.
Em Camaçari, o processo de vacinação acontece através de mutirões, feitos aos sábados, por meio das visitas domiciliares realizadas de segunda a quinta-feira, atendendo bairro a bairro, e diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), todas as sextas-feiras, das 8h às 17h.
De acordo com o técnico de áudio, Jorge Luiz Santos, que compareceu nesta sexta-feira (13/07) a unidade de saúde da Gleba B, com o cão mestiço Gered, a iniciativa é de extrema importância. “A oferta gratuita da vacina demonstra uma preocupação do governo municipal com a saúde dos animais e das pessoas”, opinou.
Na sede, a Campanha Nacional Antirrábica foi aberta na última sexta-feira (06/07) e segue até o dia 10 de agosto, quando finaliza a mobilização em todo o Brasil. A meta do Município é de imunizar cerca de 24 mil animais, aproximadamente 80% da população dos 30 mil cães e gatos.
A vacinação é destinada aos animais com mais de três meses de vida, que nunca foram vacinados e com mais de seis meses que já receberam outras vacinas. A dose garante imunização por um prazo de 12 meses. A vacina é oferecida durante todo o ano nas unidades de saúde, de acordo com a disponibilidade de cada uma.