Mutirão contempla zona rural e orla

Iwwa Agência
Publicado 13/07/2012 05:07:01

A partir deste sábado (14/07), a Prefeitura de Camaçari, através da equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), inicia o mutirão de vacinação contra a raiva animal de cães e gatos da zona rural e orla do Município. 

A primeira iniciativa está programada para este sábado (14/07), em Barra do Jacuípe, das 8h às 17h. A previsão é imunizar cerca de mil cães e gatos no plantão.

A ação consiste em prevenir a transmissão da doença nas referidas áreas, uma vez que apresentam o risco do ciclo silvestre, por meio de mamíferos existentes em matas, a exemplo dos saguis, raposas e morcegos, além dos próprios animais domésticos. O processo é feito por 40 agentes de combate às endemias do Município.

Em Camaçari, o processo de vacinação acontece através de mutirões, feitos aos sábados, por meio das visitas domiciliares realizadas de segunda a quinta-feira, atendendo bairro a bairro, e diretamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), todas as sextas-feiras, das 8h às 17h.

De acordo com o técnico de áudio, Jorge Luiz Santos, que compareceu nesta sexta-feira (13/07) a unidade de saúde da Gleba B, com o cão mestiço Gered, a iniciativa é de extrema importância. “A oferta gratuita da vacina demonstra uma preocupação do governo municipal com a saúde dos animais e das pessoas”, opinou.

Na sede, a Campanha Nacional Antirrábica foi aberta na última sexta-feira (06/07) e segue até o dia 10 de agosto, quando finaliza a mobilização em todo o Brasil. A meta do Município é de imunizar cerca de 24 mil animais, aproximadamente 80% da população dos 30 mil cães e gatos.

A vacinação é destinada aos animais com mais de três meses de vida, que nunca foram vacinados e com mais de seis meses que já receberam outras vacinas.  A dose garante imunização por um prazo de 12 meses. A vacina é oferecida durante todo o ano nas unidades de saúde, de acordo com a disponibilidade de cada uma.

 

Slideshow | 2 fotos

Mutirão contempla zona rural e orla

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us