Mutirão cadastra usuários no Cartão SUS

Iwwa Agência
Publicado 17/12/2011 07:12:34

O Mutirão para Cadastramento do Cartão SUS, realizado neste sábado (17/12) pela Sesau (Secretaria da Saúde) de Camaçari em 10 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da sede e orla do Município, foi marcado pela tranquilidade.

Edilene Alves aproveitou a iniciativa para fazer o cartão dela e do filho Douglas, de 12 anos. “Muito oportuna essa ação da Prefeitura”, disse a moradora da Gleba E, ao explicar que durante a semana não pode se ausentar do trabalho para realizar o cadastramento.

As pessoas que não fizeram o procedimento no sábado podem fazê-lo até o final da próxima semana em uma das 10 UBS do Mutirão, segundo a diretora do Departamento de Regulação da Sesau, Zulmira Guimarães.

A gestora da UBS da Gleb E, Fabrine Castro, disse que Cartão o SUS evita casos de pacientes que precisam de atendimento e não possuem o documento.

Na UBS Nova Aliança a manhã também foi tranquila. Até às 11h30, o número de atendidos ultrapassou a marca de 40 pessoas. Responsável pela unidade de saúde, Rafael Polastro afirmou que 25 servidores colaboram com a ação. A UBS, além de realizar novos cadastros, também emite a segunda via dos cartões já existentes.  

O cadastro é feito via internet, através do sistema Siga Saúde. Para realizar o procedimento, os usuários do SUS devem apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência.

Àqueles que não tiverem o comprovante no próprio nome, mesmo assim será gerada uma solicitação do cartão. Posteriormente, agentes comunitários e de combate às endemias farão uma visita ao endereço comunicado para confirmar a residência do usuário.

O Cartão SUS possibilita a marcação de consultas e agendamento de exames e sem ele não é possível ser acompanhado pelas UBSs e USFs (Unidades de Saúde da Família). Após o Mutirão, o cartão pode ser adquirido na Central de Regulação do SUS, próximo à Policlínica do Centro.

O Mutirão de Cadastramento do Cartão SUS foi realizado também nas Unidades Básicas do Centro da Gleba B, Gravatá, Camaçari de Dentro, Vila de Abrantes, Arembepe, Monte Gordo e Barra do Pojuca. A ação contou com 200 profissionais da Sesau.

Foto: Agnaldo Silva

O mutirão do Cartão SUS foi realizado em 10 UBSs -

Mais Notícias

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.