Mutirão atende crianças e adolescentes

Iwwa Agência
Publicado 30/11/2012 06:11:51

O 4° Mutirão de Doppler Transcraniano atendeu 22 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 02 a 11 anos, que possuem a doença falciforme. Os exames de ultrassonografia foram realizados nesta sexta-feira (30/11) no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde).

De acordo com o coordenador da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), Tiago Novais, o exame analisa a velocidade do fluxo sanguíneo e tem o objetivo de prevenir a ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) nas crianças.

A pequena Beatriz Batista, 5 anos, foi uma das beneficiadas pelo exame. Ela foi levada pelo pai, Evandro Batista, que considera a iniciativa vital para a saúde da filha. “Descobrimos a doença dela logo no teste do pezinho, mas sempre estamos atentos com os cuidados preventivos”.

Dos 22 exames realizados, dois apresentaram situações fora da normalidade, o que de acordo com a médica hematologista, Mercês Borja, significa que a criança não está em risco imediato, mas precisa repetir o exame daqui há três meses.

Tiago Novais observou que quando o resultado do exame apresenta alguma alteração, a exemplo da vasoclusão que causa o entupimento dos vasos sanguíneos, a médica hematologista prescreve a transfusão de sangue imediata. O procedimento é realizado na Unidade de Coleta e Transfusão do Hemoba, localizado no HGC (Hospital Geral de Camaçari), através da parceria firmada com a Sesau (Secretaria de Saúde).

O Mutirão de Doppler Transcraniano é uma iniciativa realizada por meio da parceria entre a Sesau, a Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme e o Hospital das Clínicas. 

 

Slideshow | 2 fotos

Mutirão atende crianças e adolescentes

Mais Notícias

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cuidadores

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cui...

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais onde há alunos surdos

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais ond...

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.