Mutirão atende crianças e adolescentes

Iwwa Agência
Publicado 30/11/2012 06:11:51

O 4° Mutirão de Doppler Transcraniano atendeu 22 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 02 a 11 anos, que possuem a doença falciforme. Os exames de ultrassonografia foram realizados nesta sexta-feira (30/11) no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde).

De acordo com o coordenador da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), Tiago Novais, o exame analisa a velocidade do fluxo sanguíneo e tem o objetivo de prevenir a ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) nas crianças.

A pequena Beatriz Batista, 5 anos, foi uma das beneficiadas pelo exame. Ela foi levada pelo pai, Evandro Batista, que considera a iniciativa vital para a saúde da filha. “Descobrimos a doença dela logo no teste do pezinho, mas sempre estamos atentos com os cuidados preventivos”.

Dos 22 exames realizados, dois apresentaram situações fora da normalidade, o que de acordo com a médica hematologista, Mercês Borja, significa que a criança não está em risco imediato, mas precisa repetir o exame daqui há três meses.

Tiago Novais observou que quando o resultado do exame apresenta alguma alteração, a exemplo da vasoclusão que causa o entupimento dos vasos sanguíneos, a médica hematologista prescreve a transfusão de sangue imediata. O procedimento é realizado na Unidade de Coleta e Transfusão do Hemoba, localizado no HGC (Hospital Geral de Camaçari), através da parceria firmada com a Sesau (Secretaria de Saúde).

O Mutirão de Doppler Transcraniano é uma iniciativa realizada por meio da parceria entre a Sesau, a Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme e o Hospital das Clínicas. 

 

Slideshow | 2 fotos

Mutirão atende crianças e adolescentes

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.