Camaçari é contemplada mais uma vez com o Mutirão do Glaucoma. Nesta terça-feira (31/05), a iniciativa, que visa facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença, contempla a sede do Município.
A ação será realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Camaçari de Dentro. Na quarta-feira (01/06), o mutirão acontece na UBS de Arembepe e, na sexta e sábado (03 e 04/06), na UBS de Vila de Abrantes.
O Mutirão do Glaucoma conta com consultas com oftalmologistas e exames específicos. O paciente que apresentar a doença recebe uma prescrição e o colírio para ser usado durante três meses. Após o prazo, o paciente realiza revisão.
Serão atendidas pessoas com 50 anos ou mais, além de hipertensos, diabéticos, míopes, monocular ou que possuam casos da doença na família. Os pacientes devem comparecer das 8h às 12h e da 13h às 16h e apresentar cartão do SUS, xerox do RG e comprovante de residência.
Uma das principais causas do aumento da pressão intraocular, o glaucoma tem progressão lenta e pode ser assintomático. A doença pode ser controlada com o uso de medicação e a progressão avaliada com exames periódicos.
O mutirão é realizado através da parceria entre a Prefeitura e o Estado, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde) e da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde).
Mutirão realiza diagnóstico precoce do glaucoma -