A população da sede e orla do Município será contemplada com uma importante ação que facilitará o acesso do diagnóstico precoce do glaucoma. O mutirão, que acontece de 18 a 21 de dezembro, deve contemplar 1.200 pessoas previamente cadastradas pelos agentes comunitários de saúde.
Na sexta-feira (18/12), a ação será realizada na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Santo Antônio, e sábado (19/12), na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Gleba B, ambos na sede. Domingo (20/12) e segunda-feira (21/12), a iniciativa acontece na orla, nas UBSs de Arembepe e Monte Gordo, respectivamente.
Destinado para pessoas com mais de 50 anos, hipertensos, diabéticos, míopes, monocular ou que possuam caso de glaucoma na família, o mutirão atenderá pacientes das 8h às 15h, mediante apresentação do cartão do SUS, xerox do RG e comprovante de endereço.
Durante a iniciativa serão realizadas consultas com oftalmologistas e exames específicos. Caso seja detectado o glaucoma, o paciente receberá a prescrição e doação do colírio necessário para o período de três meses. Após o prazo, a pessoa passará por uma reavaliação.
O glaucoma pode ser assintomático e consiste no aumento da pressão intraocular que pode ocasionar lesão definitiva ao olho se não for tratado. É a principal causa da cegueira definitiva no mundo. A doença pode ser controlada com uso de medicação. Para evitar a progressão devem ser feitos exames periódicos e o uso contínuo de medicação.
O mutirão é realizado através da parceria da Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), e do Estado, através da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia). No bairro Santo Antônio, a iniciativa tem apoio da FAFEN (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) da Petrobras.
Prefeitura promove mutirão de diagnóstico precoce do glaucoma -