Musicoterapia melhora atendimento a paciente

Iwwa Agência
Publicado 05/11/2008 09:11:55

A música como terapia vem ajudando a relaxar os pacientes da Policlínica do Centro que ficam à espera de atendimento. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 15h, através do som do teclado da musicoterapeuta Lourdes Marinho.

O programa faz parte do Humaniza SUS, implantado pela Secretaria de Saúde (Sesau).

Segundo Lourdes Marinho, a resposta do trabalho que realiza há um ano tem sido positiva e benéfica para todos. O repertório é sempre de música popular brasileira, com tema de filmes, cinema e novela, buscando a suavidade para abrandar as pessoas.

A estudante Luciane do Rosário, 23 anos, que aguardava a consulta, afirmou que a iniciativa era boa porque acalma quem está esperando. “É melhor ouvir música do que o barulho da televisão”. A dona-de-casa Laira Macedo, 32 anos, acrescenta que o som funciona como um calmante para amenizar o estresse de quem sai de casa cedo.

Outro público muito atento à música são as crianças. Os irmãos Márcio, 12 anos, Elias, 10, e Gustavo, 7 anos, chegaram agitados para a consulta no pediatra e quando ouviram a música ficaram curiosos e interessados, ao redor do teclado. Eles gostaram e chegaram até a ensaiar alguns passos de dança. A mãe Roseli da Silva agradeceu, dizendo que era uma forma de distração.

A musicoterapia está inserida na área de psicologia e medicina e busca o som interno de cada paciente. O trabalho é feito em clínicas, hospitais com idosos, gestantes e crianças com doenças graves, necessidades especiais e reabilitação, para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a auto-estima.

HUMANIZAÇÃO
As mudanças na saúde de Camaçari passam, fundamentalmente, pela humanização das relações, com melhorias das instalações, do atendimento e com valorização dos profissionais. Por isso, a Prefeitura concentra, cada vez mais, esforços para garantir conforto e comodidade aos funcionários e pacientes nas unidades da rede municipal.

Em alguns casos, são ações como instalações de máquinas de cafezinho (longo e expresso) e climatização dos ambientes, que fazem diferença no dia-a-dia de quem recorre cotidianamente aos serviços.

Foto: Carol Garcia

Música ajuda paciente a reduzir estresse do pré-atendimento -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.