Museu incentiva a pesquisa nas escolas

Iwwa Agência
Publicado 01/06/2011 02:06:29

Os alunos da 8ª série da rede pública municipal contam com o programa de Iniciação Científica, que prevê visitas ao museu de Ciência e Tecnologia da Cidade do Saber, o Unica (Universo da Criança e do Adolescente).

A proposta é que, até o final do ano letivo, sejam beneficiados cerca de 4 mil estudantes da sede, orla e zona rural do Município. Criado pela Seduc, em parceria com a Cidade do Saber, o programa de Iniciação Científica teve início em maio deste ano.

O objetivo é proporcionar suporte em iniciação científica através de visitas ao espaço lúdico-educativo, onde os alunos são acompanhados por professores e mediadores do museu, e de encontros para aprofundamento da pesquisa e produção de experimentos científicos realizados pelos estudantes.

Os materiais produzidos pelos alunos serão expostos no E7 em Cena, evento realizado pela Seduc, também em parceria com a Cidade do Saber, que serve como mostra artística e científica das escolas municipais.

As visitas ao Unica são agendas com antecedência e acontecem três vezes por semana, as terças, quintas e sextas-feiras, no turno matutino e vespertino, com 45 alunos por turno. 

Realizada em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Ciências, a iniciativa faz parte dos sete eixos estruturantes da Política Educacional de Camaçari, que são esporte, arte-educação, informática educacional, educação inclusiva e ambiental, ciências experimentais e robótica.

Para agendar as visitas, as escolas podem entrar em contato com a coordenação do Unica, através do número 3644-1631 (ramal 230), ou do e-mail unica@cidadedosaber.org.br

ÚNICA

O Unica é o primeiro museu de Ciência e Tecnologia da Bahia e o mais novo equipamento educativo e recreativo do Município. A inauguração oficial será no início do segundo semestre deste ano.

O equipamento está instalado no segundo andar da Cidade do Saber, ao lado do Memorial do Pólo Petroquímico, numa área de 300 metros quadrados, dividida em três setores, com cerca de 40 diferentes experimentos, 50 jogos matemáticos de estratégia e raciocínio e 50 quadros de ilusão de óptica.

O espaço é uma referência para a comunidade escolar devido à dinâmica interativa, a democratização do acesso à cultura científica, ao estímulo à curiosidade e à prática da pesquisa, com foco na aproximação entre o público infanto-juvenil e as disciplinas relacionadas às ciências.

Slideshow | 2 fotos

Museu incentiva a pesquisa nas escolas

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.