Museu de Camassary já recebeu mais de mil visitantes

ASCOM
Publicado 24/01/2023 12:01:52

De portas abertas à população desde setembro de 2022, quando foi inaugurado pela Secretaria da Cultura (Secult), o Museu de Camassary já recebeu 1.027 visitantes até esta terça-feira (24/1). São munícipes e turistas que tiveram a oportunidade de realizar a visita guiada por museólogos e conhecer o acervo da exposição permanente, que resgata a memória e divulga a história, o patrimônio cultural e pluralidade étnica da cidade, desde quando os povos originários aqui habitavam, passando pelo papel de Vila de Abrantes para o Brasil do período colonial, à Camaçari contemporânea.

No mês de janeiro, o museu recebeu 166 pessoas, sendo 60% do sexo feminino e 40% do masculino. Neste período, a maior parte dos visitantes, 34%, têm entre 21 e 40 anos; 26%, entre 41 e 60; 18%, de 11 a 20; 17%, de 0 a 10; e 5%, mais de 60 anos.

O jornalista Marcos Helder Tupinambá, 40 anos, resolveu conhecer o equipamento nesta terça-feira. “Tem potencial para educar a população sobre a antiguidade e história do seu território. Espero que essa iniciativa se entenda para termos mais espaços no município, fortalecendo o senso de pertencimento do povo com sua história”, ansiou.

Instalado na antiga Estação Ferroviária, no Centro Antigo da Cidade, o Museu de Camassary é totalmente climatizado e se apresenta de forma moderna, tecnológica e interativa, contando com tótens digitais, smart TVs, quadros e artefatos históricos. O espaço ainda tem uma exposição temporária, falando sobre as localidades da costa e zona rural do município.

O coordenador de Patrimônio da Secult, Átila Borges, setor que gere o equipamento, ressaltou que o museu é um presente da gestão para os munícipes e todos aqueles que vivem aqui. “Uma oportunidade para que possamos conhecer a verdadeira história de Camaçari e que tenhamos o verdadeiro sentimento de pertencimento. O município faz parte de toda a história colonial do nosso Brasil e disponibilizamos esse conhecimento através do museu. Venham e conheçam a história que nunca foi contada”, convidou.

O Museu de Camassary funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h. As escolas e outras instituições que desejam visitar o equipamento em grupo, podem realizar o agendamento através do telefone (71) 3644-9814, WhatsApp (71) 99981-7918 ou do e-mail: agendamuseudecamassary@gmail.com

Mais Notícias

Programa similar ao Sesau Fila Zero será lançado pelo MS e deve beneficiar ainda mais a população de Camaçari

Programa similar ao Sesau Fila Zero será lançado pelo MS e deve ben...

GTC inicia trabalhos de 2023 apresentando resultados e alinhando próximas ações

GTC inicia trabalhos de 2023 apresentando resultados e alinhando pr...

Ano Letivo 2023 é iniciado na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari

Ano Letivo 2023 é iniciado na Rede Pública Municipal de Ensino de C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us