Camaçari ganha o 5º Subgrupamento de Bombeiro Militar (SGB), do 10º Grupamento de Bombeiro Militar de Simões Filho, parte integrante do Comando Regional de Operações de Bombeiros Militares da Região Metropolitana.
A notícia foi dada nesta sexta-feira (18/03), durante reunião entre o secretário de Relações Institucionais do Município, Ademar Lopes, e o comandante do 10º GBM, o tenente coronel, Paulo Almeida Guerra.
A visita contou ainda com a presença do Major Luiz Henrique Alvarez e do capitão Lanusse Andrade. O encontro teve o objetivo de debater os detalhes finais para a implantação do SGB de Camaçari, que em mais 30 dias, estará instalado e em operação.
Para o secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes, isso é resultado de muitos anos de luta. “A instalação do Subgrupamento de Bombeiros vai proporcionar mais segurança à população”, ressalta.
O 5º SGB será composto por um capitão, um tenente, trinta bombeiros e uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), que permitirá combater incêndio, realizar ações de salvamento terrestre e operações de Defesa Civil.
Segundo o tenente coronel, Paulo Guerra, a equipe direcionada para Camaçari está extremamente preparada para prestar serviço no Município. O comandante do 10º GBM de Simões Filho esclarece que os militares foram treinados durante quatro meses com base em um estudo de análise de risco do Município, além do período de formação básica, que varia de um ano e dois meses a quatro anos, de acordo com a patente de cada militar.
De acordo com o Major Alvarez, entre os benefícios da implantação do SGB de Camaçari está a redução dos valores dos prêmios de seguro pagos pelas indústrias e pelo comércio local. Outro aspecto destacado pelo militar é o potencial para ações educativas, em especial junto à comunidade carente.
FESTA DE AREMBEPE
Para proporcionar mais segurança a um dos eventos mais esperados da Região Metropolitana, a Festa de Arembepe, que acontece de 25 a 27 de março, estará à disposição da população toda equipe do novo SGB do Município, bem como a viatura.

Reunião debate implantação do Corpo de Bombeiros -