A EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) vai implantar 40 quintais agroflorestais em Camaçari. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (06/09), durante assinatura do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a empresa.
Além disso, a EBDA irá capacitar técnicos e agricultores para a transição da agricultura convencional para a agroecológica, técnica referente a produção de alimentos saudáveis com responsabilidade social e ambiental.
Com vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais tempo, o convênio prevê ainda a execução de atividades agropecuárias, tendo como suporte ações programadas e desenvolvidas pela EBDA relativas à pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural. Além disso, a parceria garante a instalação de um Posto Avançado da empresa no Município para atendimento e orientações para os agricultores.
De acordo com o prefeito Luiz Caetano, esta parceria é muito importante para o Município, tendo em vista a vasta experiência da empresa na execução de serviços na área de agricultura e do corpo técnico qualificado. “Este convênio fortalece a agricultura familiar e fomenta a economia local, além de poder se expandir para toda Região Metropolitana”, ressalta.
Segundo o diretor de agricultura da EBDA, João Bosco Cavalcanti, com a assinatura deste convênio, o Município será contemplado com todos os programas da empresa, a exemplo dos programas Quintais Agroflorestais, Semeando, de Segurança Alimentar e Nutricional do rebanho, distribuição de mudas e sementes, além de consultoria em todas as cadeias produtivas.
“A implantação dos Quintais Agroflorestais dá suporte a outros programas que a Sedap desenvolve, a exemplo das Feiras Populares, que dão oportunidade para o pequeno agricultor familiar comercialize os produtos”, disse o secretário municipal da Agricultura e Pesca, João Ramalho, ao assegurar que a as feiras devem beneficiar 120 produtores.
No Município serão montadas quatro feiras em Vila de Abrantes, Arembepe, Barra do Pojuca e Monte Gordo para comercialização de produtos orgânicos, a partir da primeira quinzena de outubro, informa o secretário João Ramalho.
Participaram também da assinatura do convênio, representantes da Sedap e o representante do Município no colegiado do Território Metropolitano de Salvador, Paulo Morais.
SEMINÁRIO
Como parte das ações previstas no convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), será realizado no dia 27 de setembro um seminário sobre Agroecologia. A iniciativa acontece das 8 às 17h, no auditório da Casa do Trabalho, e visa fazer um trabalho de conscientização dos agricultores e apresentar os programas desenvolvidos pela EBDA.
Estão previstas as participações de 130 agricultores do Município.

Prefeito assina convênio com a EBDA -