Município tem tratamento especializado

Iwwa Agência
Publicado 18/10/2012 02:10:57

Com o objetivo de oferecer tratamento especializado em saúde mental, álcool e outras drogas, a Prefeitura oferece um serviço de qualidade e humanizado aos usuários, através da Sesau (Secretaria da Saúde).

Por meio da Coordenação Municipal de Sáude Mental, Álcool e Outras Drogas, o atendimento é realizado de duas formas, pelo Cesme (Centro de Especialidades em Saúde Mental), localizado na sede, e pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da orla.

No Cesme é oferecido serviço ambulatorial, com acolhimento e marcação de consultas. No espaço a população conta com três equipes de atendimento que atuam nas áreas da Infância, Adulto e Álcool e Outras Drogas.

No primeiro caso, o atendimento é voltado para crianças e adolescentes com algum tipo de transtorno mental. O segundo é destinado aos usuários que fazem uso de substâncias psicoativas. A equipe de Adulto atende o público em geral com idade a partir de 18 anos.

Para atender a demanda de aproximadamente 3.800 pessoas cadastradas, o Cesme dispõe de uma equipe multiprofissional, com médico psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, pedagogo e terapeuta ocupacional.

O Caps também conta com uma equipe multiprofissional, formada por médico psiquiatra, psicólogo, musicoterapeuta, nutricionista e assistente social. Na unidade, há 900 pessoas cadastradas. O espaço tem como objetivo garantir o tratamento e a inclusão social das pessoas com algum tipo de transtorno psíquico, através de ações individuais e grupais.

De acordo com a coordenadora do Cesme, Márcia Cosme, a perspectiva é ampliar a rede de saúde mental no Município com a implantação de mais duas unidades do Caps, que irão funcionar 24 horas, incluindo finais de semana e feriado.

“Uma do tipo 3 para usuários com transtorno mental e outra do tipo AD, para pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas”, esclarece a assistente social. 

O Cesme está localizado na avenida Leste, n° 9, bairro Novo Horizonte e o Caps  fica situado na rua dos Buris, s/n, Buris de Abrantes.

CONSULTÓRIO DE RUA

Paralelo aos atendimentos realizados no Cesme, a equipe de Álcool e Outras Drogas também desenvolve o projeto Consultório de Rua. A iniciativa visa atender usuários em situação de risco e vulnerabilidade social, através de acolhimento e orientação sobre os serviços oferecidos pelo Município.

No final de setembro, a Prefeitura iniciou as abordagens diretas da população de rua, com a primeira visita realizada no estacionamento do Centro Comercial. Neste momento, a equipe do Consultório de Rua intensifica os trabalhos de mapeamento das áreas prioritárias do Município, onde se concentram pessoas com o perfil de atendimento do projeto.

O Consultório de Rua é uma iniciativa da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), através do Programa Ações Integradas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência da SJCDH (Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos). No Município, o serviço é executado pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde).

Foto: Carol Garcia

O Cesme está localizado no bairro Novo Horizonte -

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.